Blog

3 formas para captar recursos financeiros e reestruturar o fluxo de caixa do negócio no cenário pós-pandemia

O cenário ímpar em que vivemos modificou drasticamente as projeções feitas para a economia mundial em 2020. No contexto brasileiro, um estudo realizado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) indica que a pandemia pode triplicar o número de pedidos de recuperação judicial no Brasil nos próximos meses. Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, […]

Leia também

O cenário ímpar em que vivemos modificou drasticamente as projeções feitas para a economia mundial em 2020. No contexto brasileiro, um estudo realizado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) indica que a pandemia pode triplicar o número de pedidos de recuperação judicial no Brasil nos próximos meses.

Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista Serviços. No mesmo sentido, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. As falências decretadas também cresceram no ano, apontando variação de 1,9%.

Os índices reforçam como as mudanças disruptivas vividas pela economia nos últimos doze meses demandam um plano de ação arrojado por parte dos gestores para reestruturação dos negócios frente a um cenário ainda de incerteza.

A gestão correta do fluxo de caixa tem se mostrado uma importante aliada das empresas no processo de retomada. Ela fornece uma análise sobre a saúde financeira do negócio, garante mais controle financeiro e permite que a empresa se planeje e otimize custos. Chegar a uma gestão saudável do fluxo de caixa pode ser um desafio e, por isso, separamos três formas para sua empresa captar recursos financeiros e reestruturar o negócio no cenário pós-pandemia.

  1. Adicione um sócio

Uma forma de captar recurso é adicionando um novo sócio ao seu negócio. Há dois tipos deles: o sócio investidor, que entra somente com um aporte de capital para a empresa e então aguarda o retorno do investimento, e o que também contribui com suas habilidades na gestão empresarial.

Assim, ele participa da tomada de decisões e se envolve com toda a parte de gerenciamento do negócio. Nesse caso, o ideal é que esse sócio complemente o gestor de alguma forma, apresentando habilidades que ele não tem. Ter um sócio pode, portanto, agregar e ajudar no crescimento da empresa. Mas, se você se sente capaz de tocar as atividades do negócio sozinho ou, então, não fica confortável com a ideia de partilhar as informações da gestão de sua empresa, é melhor evitar o sócio e avaliar uma segunda possibilidade: a de buscar um investidor.

  1. Busque um investidor

Uma alternativa para captar recursos com o objetivo de reestruturar o fluxo de caixa é buscar um investidor. Importante destacar que um investidor não entra em um negócio para quitar dívidas. Seu objetivo é encontrar algo atrativo com potencial de crescimento, no qual ele possa investir seu dinheiro e ter retorno com isso.

Hoje, há um conceito que está muito em voga devido à expansão das empresas ‘startups’ no Brasil — o investidor-anjo. Geralmente, investidores-anjos são pessoas físicas ou fundos de investimento que buscam aplicar seu próprio capital em empreendimentos com potencial de dar um alto retorno financeiro.

Dessa maneira, para conseguir um investidor, é essencial fazer um plano de negócios que explique e especifique onde os recursos serão investidos, de que forma esse investimento vai contribuir para o crescimento da empresa e quando e quanto ele terá retorno. Normalmente, esse investidor deseja aportar seu capital visando uma saída após 3 ou 5 anos e não tem interesse em se tornar sócio da empresa. Neste meio tempo, no entanto, o investidor também se envolve nas decisões da empresa e cobra uma porcentagem de participação no negócio.

  1. Faça a antecipação de recebíveis do seu negócio

Uma terceira forma de captar dinheiro para reestruturar o fluxo de caixa da sua empresa é fazendo a antecipação de títulos a performar com lastro em contratos, pedidos formais de clientes ou notas fiscais de entrega futura. Trata-se de uma modalidade na qual a empresa recebe recursos que já tem direito de maneira antecipada. Assim, pode aplicar esse valor em seu fluxo de caixa e ter um respiro para equilibrar suas contas.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito em que uma empresa recebe antecipadamente os valores que só iria receber nos próximos meses. Ela é uma aliada em situações em que a companhia precisa de uma quantia maior, pontualmente; seja para compra de matéria-prima, para aquisição de um equipamento à vista ou honrar a folha de pagamento, por exemplo.

Em um momento crítico e delicado economicamente, a antecipação de recebíveis pode ser uma saída eficaz para uma empresa ter mais tranquilidade com seu fluxo de caixa, sem recorrer aos financiamentos bancários. Evita-se, dessa forma, comprometer recursos com o pagamento de juros ou utilizar os limites da rede bancária tradicional.

Como a antecipação de recebíveis funciona na prática?

Para ter a antecipação de recebíveis, é necessário que a empresa apresente à instituição financeira escolhida as notas fiscais que somam o valor pretendido. Alguns Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) oferecem uma solução a mais: possibilitam à empresa antecipar recebíveis com base em contratos assinados, adiantando o valor do documento a uma taxa mais atrativa do que as de empréstimos convencionais. Neste artigo você conhece as vantagens de negociar com um FIDC e descobre se este é o melhor negócio para a sua empresa.

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis frente a outros tipos de financiamento?

Fazer uma boa análise das opções de captação de recursos disponíveis é importante. Pensando nisso, a antecipação de recebíveis é uma das maneiras mais sensatas de captar recursos financeiros, já que se trata de uma estrutura isenta de IOF e que utiliza os limites da rede bancária tradicional. Separamos algumas razões para você considerar a antecipação de recebíveis como opção de recurso para dar mais fôlego financeiro ao seu negócio.

Possibilidade de usar valores que já pertencem à empresa de maneira mais rápida

Uma das maiores vantagens da antecipação de recebíveis é poder contar com um dinheiro que já é seu em caso de imprevisto ou emergência, como as situações decorrentes de uma pandemia, por exemplo. Assim, uma empresa consegue estruturar melhor sua contabilidade e ganhar fôlego.

É uma forma de evitar empréstimos e financiamentos tradicionais

Com um empréstimo é necessário considerar no orçamento o valor das parcelas a serem quitadas nos meses seguintes — referentes ao crédito contratado, levando ainda em conta a utilização dos limites da rede bancária tradicional.

Maior facilidade de negociação com clientes e fornecedores

Não deixar as faturas vencerem é essencial para manter um bom relacionamento com os fornecedores. Além disso, como a antecipação de recebíveis contribui para melhorar o fluxo de caixa, há uma maior flexibilidade para negociar com clientes e fornecedores no que se refere a prazos de entrega e ao valor final do produto/serviço.

Ter um crédito da própria empresa, com mais liquidez na liberação 

Conforme já mencionado, ao antecipar recursos obtêm-se um crédito da própria empresa com maior liquidez na liberação. Assim, a empresa investe dinheiro nela mesma para equilibrar o caixa de maneira saudável. E ao contrário de outras formas de crédito, a antecipação de recebíveis não retira dinheiro do fluxo de caixa para o pagamento de um empréstimo.

Taxas e risco de inadimplência reduzidos

Além do benefício de não utilizar o dinheiro do fluxo de caixa para o pagamento da parcela de um empréstimo, a antecipação de recebíveis ainda é a opção mais vantajosa em relação às outras modalidades de captação de recursos já que é isenta de IOF. Qualquer empresa tem a possibilidade de antecipar seus recebíveis para ter as contas em dia.

Outro ponto a se considerar é a diminuição dos riscos de inadimplência. Isso porque, com a antecipação de recebíveis, seus clientes passam a dever também para a instituição contratada para a operação.

Neste momento pós-pandemia, o gerenciamento do fluxo de caixa deve ser uma prioridade para que as empresas ultrapassem as dificuldades e lidem melhor com os desafios que ainda estão por vir, visando a retomada do crescimento.

Carregando...