Blog

Antecipação de Recebíveis: uma operação vantajosa para o fluxo de caixa

Em qualquer empresa, é normal enfrentar momentos aperto no fluxo de caixa, pelo simples desencaixe entre recebimentos e pagamentos. Nesse momento, a antecipação de recebíveis pode acelerar os negócios de sua empresa, viabilizando maior liquidez e otimização de recursos.

Leia também

Um dos grandes desafios de qualquer empresa é a gestão de seu fluxo de caixa. Um equilíbrio delicado a ser buscado e que muitas vezes define o sucesso de uma empresa.

Em negócios de qualquer tamanho, é normal enfrentar momentos aperto no fluxo de caixa, pelo simples desencaixe entre recebimentos e pagamentos. Por isso, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que serve para acelerar os negócios de sua empresa, viabilizando maior liquidez e otimizando seus recursos.

Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis é o fato de não se tratar de um empréstimo, e sim de uma venda de títulos.Assim, não compromete seu orçamento com um financiamento, tirando dinheiro de sua operação. Muito pelo contrário! Injeta dinheiro na sua operação e fomenta o seu crescimento. Na prática, antecipa-se um valor que já é um direito de quem emitiu as duplicatas, adiantando o prazo e permitindo a execução de diversos planos que necessitem de um fluxo de caixa mais equilibrado.

Taxas e prazos flexíveis

A realização da operação de antecipação de recebíveis, exige a cobrança de uma taxa de deságio competitiva, proporcional ao risco e à exclusividade da operação. Geralmente possui taxas competitivas e sua natureza de venda de um título permite um fluxo positivo no caixa da empresa, interpretados por muitos empresários como algo melhor de gerenciar do que um empréstimo, que acaba retirando recursos da empresa por ocasião do pagamento das parcelas.

Ao buscar soluções financeiras em antecipação de recebíveis, sua empresa deve observar a flexibilidade, agilidade e transparência da instituição financeira que realizará as operações. Existem aquelas que fazem a cotação da taxa e demais condições de atendimento no momento da operação, prejudicando a previsibilidade dos custos incorridos. Já outras, trabalham com taxas e condições de atendimento pré-fixadas, o que permite gerir melhor esses custos e manter uma relação de transparência. Aconselha-se a montagem de uma projeção de fluxo de caixa para garantir que o valor antecipado possa contribuir positivamente com as necessidades da empresa, pois esse é justamente o objetivo desse tipo de operação.

Vale sempre lembrar que, para comparar as ofertas de operações entre duas ou mais instituições financeiras, é necessário simular a operação e considerar o valor final depositado em sua conta. Isso é necessário, pois a mera comparação entre taxas pode esconder tarifas e outras cobranças embutidas que acabam por alterar ao custo efetivo total da operação. Dessa forma, instituições que divulgam um valor de tarifa menor, mas que possuem muitas taxas e cobranças podem mascarar um custo maior da operação, pois os clientes costumam guiar-se pelo valor da taxa informado.

Pensamento estratégico

A antecipação de recebíveis precisa ser feita com base em uma estratégia clara para gestão do fluxo de caixa. O primeiro passo é sempre buscar a orientação de uma empresa parceira para verificar essas e outras soluções financeiras para o fluxo de caixa, além de flexibilidade em todos os estágios da negociação.

A antecipação de recebíveis deve ser utilizada para honrar compromissos financeiros diretamente ligados à operação de sua empresa, como compra de matéria-prima, pagamento a fornecedores e a funcionários. Desse modo, o recurso antecipado será uma verdadeira injeção de energia para que sua empresa possa investir na produção e na prestação de serviços a seus clientes, criando um círculo virtuoso de crescimento.

É preciso ressaltar que a antecipação de recebíveis é uma atividade regulamentada pelo Banco Central do Brasil, quando realizada por bancos, e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no caso de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs), e muito utilizada em diversos setores da economia, da indústria aos serviços.

Antecipação de Recebíveis é com a Taipa

Nós sabemos que o seu sonho é único e o seu caminho para chegar lá também. Por isso, oferecemos operações personalizadas para cada tipo de negócio.

Nossa forma de trabalho é totalmente comprometida com nossos clientes, conectando estratégias com as melhores soluções e facilitando as negociações de acordo com o perfil de cada empresa.

Chega de soluções quadradas e pré-formatadas, na Taipa você conta com a flexibilidade de propostas diferenciadas e criadas de acordo com cada negócio. Nosso objetivo é garantir toda a segurança e transparência necessárias para o desenvolvimento dos seus negócios e a tranquilidade na gestão de seu fluxo de caixa.

Carregando...