Blog

Business Intelligence para otimizar sua visão de negócios

Já ouviu falar em Business Intelligence? Muitas empresas estão adotando o BI como uma ferramenta para o crescimento estratégico, mas será que sua empresa também deve adotá-lo? Descubra no texto abaixo.

Leia também

Qualquer empresa que planeja crescer precisa pensar estrategicamente, com foco em dados e resultados. Isso vem sendo feito a décadas, por milhares de empreendedores, mas nos últimos anos um novo aliado entrou na somatória de resultados: o BI. Empresas do mundo inteiro estão utilizando Business Intelligence para otimizar sua visão de negócios e você também pode se beneficiar deste recurso. Entenda como.

O que é Business Intelligence

Simplificadamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que analisam grandes quantidades de dados. Sozinhas, tais informações não dizem muito, mas contextualizadas, transformam-se em material essencial para uma boa gestão. Este recurso oferece valioso suporte à tomada de decisões e é, portanto, indispensável para quem quer crescer com assertividade.

Para auxiliar na interpretação e análise, identificando oportunidades ou riscos, o BI deve funcionar de forma integrada, como uma fusão do seu negócio, seu processo de gestão e a tecnologia da informação. Dessa maneira, por meio de relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, o BI dá à sua empresa informações de extremo valor.

Por que tantas empresas adotaram o BI

Ano a ano, as ferramentas de BI ficam cada vez melhores e mais profissionais estão estudando o tema, o que contribui para o seu crescimento. Mas estes não são os únicos fatores que impactam a expansão do conceito.

Ferramentas de BI tornam mais eficiente e objetiva a análise de dados, o que concede mais velocidade à tomada de decisões assertivas. Portanto, a diminuição de riscos e o aumento do tempo hábil de resposta ao mercado são dois fatores que levam muitas empresas a investirem no setor.

Business Intelligence para otimizar sua visão de negócios

Ao adotar ferramentas de Business Intelligence, empresas podem ter acesso a curvas de consumo, aos clientes que mais compraram, data de compra e dados de melhor rentabilidade. Além disso, ao otimizar dados, as mesmas empresas conseguem:

  • identificar custos desnecessários;
  • descobrir oportunidades de negócios;
  • acesso rápido a informações que fazem a diferença no seu negócio;
  • agir rapidamente frente às demandas do mercado;
  • e gerenciar melhor o portfólio de produtos e otimizar preços.

Minha empresa deve investir em Business Intelligence?

Já entendemos que o BI impacta positivamente no crescimento de negócios, mas isso não quer dizer que toda empresa deve investir nesse recurso. Antes de mais nada, é preciso saber qual problema você pretende resolver.

Diferente do que muita gente pensa, metodologias que envolvem BI não mostram apenas informações corretas. Pelo contrário, é justamente o contraditório que sua empresa deve procurar, para que consiga otimizar processos. Neste caso, se você não tiver um problema para resolver, talvez o BI não seja para você.

Empresas que adotam ferramentas de Business Intelligence devem pensar estrategicamente, com foco em melhorias específicas por meio de dados e resultados.  No setor financeiro, tal recurso pode ser extremamente útil para uma visão mais ampla de mercado.

Como capturar bons resultados

Ferramentas BI não são diferentes de outras do setor tecnológico, por isso vale a premissa de tentativa e erro. Somente com a funcionalidade em prática é que colaboradores vão começar a perceber possíveis problemas operacionais e poderão pensar em soluções.

Business Intelligence para otimizar sua visão de negócios

O Business Intelligence surge como o próximo passo do Big Data. Ao utilizar dados estruturados, ajuda a compreender a base de informações do seu negócio, orientando sua empresa aos melhores resultados. Para alcançar o crescimento ordenado e sistematizado, investir em BI pode ser o melhor caminho.

Seu crescimento é o nosso negócio

A Taipa está sempre preocupada e engajada em promover o crescimento de seus clientes. Por isso chamamos atenção a boas práticas de gestão e o BI certamente é uma delas. Percebemos que algumas empresas não conhecem suas próprias informações internas com clareza e transparência e sabemos que este conhecimento pode potencializar enormemente a melhor tomada de decisão e resultados. Aproveite essa dica, e se precisar de soluções financeiras para seu fluxo de caixa, fale conosco.

Carregando...