Blog

Como evitar que sua empresa fique no vermelho

Na área financeira é difícil evitar imprevistos, mas sua empresa pode estar preparada. Preparamos algumas medidas que você pode colocar em prática para evitar que sua empresa fique no vermelho.

Leia também

Na área financeira as dificuldades são constantes. Desequilíbrios provocados por atrasos em recebimentos, renegociação de prazos e queda no faturamento são apenas alguns dos inúmeros fatores que podem acabar deixando sua empresa em maus lençóis. Mas cada um deles podem ser minimizados com um planejamento assertivo. Por essa razão, resolvemos compartilhar algumas dicas para ajudá-lo a evitar que sua empresa fique no vermelho.

Se você se preocupa com o desencaixe do fluxo de caixa somente quando os problemas já estão batendo na porta, é necessário mudar o quanto antes. A previsibilidade é essencial para o sucesso no controle de finanças e por essa razão é importante acompanhar números e resultados constantemente.

Um bom planejamento pode levar a projeções certeiras, aplicações em investimentos com segurança, redução de custos e identificação das melhores oportunidades para seu negócio. Para colocar tudo isso em prática e ter um fluxo de caixa saudável, siga as dicas abaixo.

Construa previsibilidade com um fluxo de caixa organizado

Esta pode ser a bola de cristal do empreendedor. Ao acompanhar o fluxo de caixa com atenção, sua empresa conseguirá antecipar potenciais saldos negativos, preparando-se para não cair em dívidas. Para auxiliá-lo neste processo, uma dica pertinente é a utilização de um software de gestão, que trará mais agilidade e segurança para o acompanhamento de suas contas.

Reduza custos

Essa prática é bastante comum em empresas que já passaram por problemas financeiros, mas por que não equilibrar o seu fluxo de caixa antes da situação tornar-se caótica? O primeiro passo é olhar com atenção todos os custos fixos que sua empresa possui, como aluguel e internet, por exemplo, e negociar contratos com fornecedores e cliente, buscando um maior custo-benefício.

Nesse momento é preciso também ficar atento para não cortar investimentos que estejam gerando resultados positivos, como ações estratégicas bem-sucedidas ou o incentivo a funcionários que trazem maior produtividade. Com uma análise crítica é possível descobrir em quais áreas a sua empresa pode reduzir custos.

Construa parcerias estratégicas

A busca por parcerias que vão contribuir para o crescimento do seu negócio deve acontecer de forma constante e pode ter influência direta na saúde financeira de sua empresa. Quer saber como? Ao negociar com empresas que oferecem serviços complementares ao seu, por exemplo, sua empresa estará unindo forças para oferecer ao cliente um pacote de serviços mais completo, a um custo menor.

Como evitar que sua empresa fique no vermelho

Antecipe recebíveis para evitar que sua empresa fique no vermelho

Assim como as demais ações citadas, sua empresa pode contar com a antecipação de recebíveis para gerenciar melhor as flutuações no seu fluxo de caixa. Com isso, você evita utilizar esta ferramenta apenas para tapar buracos no orçamento mensal. Essa prática, pode auxiliar sua empresa a crescer com um fluxo de caixa saudável e sem imprevistos.

Se sua empresa quer ficar longe do vermelho, informe-se sobre a antecipação de recebíveis com a Taipa. Atuamos no mercado desde 1999, trazendo soluções financeiras para o fluxo de caixa de empresas de médio e grande porte. Conheça os nossos serviços aqui.

Carregando...