Blog

Como inovar com soluções para fluxo de caixa

O fluxo de caixa traduz a realidade nua e crua do dia-a-dia da empresa, por isso, neste texto, buscamos explorar algumas dicas para sua boa gestão.

Leia também

Uma das ações mais eficientes para a gestão de qualquer negócio é o controle do fluxo de caixa. É por meio dele que empresas conseguem ter uma noção de sua saúde financeira, podendo projetar ações que vão otimizar seu caixa a curto e longo prazo.

Para um bom planejamento e controle do fluxo de caixa, os lançamentos de receitas e despesas deve ser o mais preciso possível. As projeções de médio prazo devem também levar em consideração informações relativas ao mercado, concorrentes, perspectivas da economia e outros fatores que podem influenciar a sua empresa. Então, para que o seu negócio seja competitivo, é preciso inovar com soluções para fluxo de caixa. Conheça algumas delas.

Otimize os níveis de estoque

Esta medida parece óbvia, mas merece ser lembrada por gerar resultados importantes. No caso de indústrias, o excesso de estoque, na forma de matéria-prima ou produto acabado, representa dinheiro parado que precisa ser avaliado com critério.

Por motivos estratégicos, pode mesmo ser necessário manter um grande estoque para clientes no ritmo esperado por eles. Entretanto, é mais comum observar grandes estoques representando dinheiro parado à toa e uma pressão desnecessária sobre o fluxo de caixa.

Para otimizar o estoque, vale trabalhar em ações de vendas, utilizar matérias-prima em outras linhas ou até mesmo trabalhar com empresas parceiras, compartilhando estoques e suprimentos. Plataformas tecnológicas de gestão de estoque também representam uma importante ajuda para manter o estoque em níveis otimizados.

Como inovar com soluções para fluxo de caixa

Negocie dívidas, prazos e contratos

Esta é outra ação fundamental para empresas que estão com dificuldades em manter o fluxo de caixa positivo. Negociar com bancos e instituições financeiras, buscando prazos, descontos e outras condições mais favoráveis, pode conceder à sua empresa o fôlego que ela precisa para colocar a casa em ordem.

Negocie com fornecedores

Seus fornecedores são importantes parceiros na busca pelo equilíbrio do seu fluxo de caixa. Eles podem dar descontos compensadores para compras com menores prazos de pagamento. Neste caso, pode valer a pena realizar operações de antecipação de recebíveis, cujos custos compensam o desconto obtido junto aos fornecedores.

Por outro lado, fornecedores podem também estender prazos de pagamento, dando um prazo mais condizente com o tempo que você levará para receber de seus clientes. Isso alivia muito a pressão sobre seu caixa e a urgência em demanda de capital.

Negocie com seus clientes

Os clientes também querem otimizar negócios, assim como sua empresa. Por essa razão, todos procuram um produto/serviço de qualidade, ao menor preço e com o maior prazo possível. Negociar condições que geram um ganha-ganha nessa relação tem sido uma arte para a maiorias dos empresários e executivos.

Busque negociar de modo transparente com seus clientes, assumindo a premissa de que ambos precisam ganhar satisfatoriamente para manterem-se equilibrados e interessados em fazer negócio. De forma semelhante àquela feita com fornecedores, você pode oferecer descontos mediante o pagamento em menores prazos, o que alivia seu fluxo de caixa de modo importante.

Outra opção é oferecer prazos mais extensos, sem a concessão de descontos. Lembre-se de que o valor do dinheiro está sempre relacionado à linha de tempo. Então, descubra o que é mais importante para seu cliente: preço ou prazo? Se o prazo for mais importante, você pode realizar operações de antecipação de recebíveis para conceder mais prazo a seus clientes, sem prejudicar o seu caixa.

Você pode optar pela antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que serve para acelerar seu negócio, viabilizando investimentos na compra de matéria-prima, gestão de estoque, negociação de prazos com clientes e fornecedores.

Como inovar com soluções para fluxo de caixa

Diferente de outras formas de crédito, a antecipação de recebíveis não retira o dinheiro do seu fluxo de caixa para pagamento de parcelas de empréstimo. Muito pelo contrário, esta operação injeta capital, antecipando recursos aos quais sua empresa já tem direito. Quer saber mais? Entre em contato com a Taipa, trabalhamos com a antecipação de recebíveis de maneira ágil, segura e transparente.

Carregando...