Blog

Caminhos da desburocratização para o crescimento industrial

O excesso de burocracia é um dos principais entraves para o desenvolvimento de negócios no país. Entenda as medidas que estão sendo colocadas em prática para reverter essa situação e saiba como a sua empresa também pode fazer a sua parte.

Leia também

E se em sua empresa houvesse um elemento que trava processos, provoca lentidão no sistema, gera gargalos e compromete o crescimento? A solução ideal é livrar-se dele, não é mesmo? Parece simples, mas depois que a burocracia se institucionalizou no Brasil, acabar com ela tornou-se um desafio e tanto. Para o desenvolvimento econômico e social, o país precisa se tornar menos burocrático e neste artigo apresentamos a você os caminhos da desburocratização para o crescimento industrial.

Em comparação com outros países

De acordo com a edição 2019 do relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa a 109ª colocação (entre 190 nações) quando avaliado o nível de facilidade para se fazer negócios. Em comparação com o ano anterior, o país subiu 16 posições, mas continua atrás de outras nações, como o México (54ª), Porto Rico (64ª), Colômbia (65ª) e Costa Rica (67ª). E grande parte deste baixo desempenho se deve à burocracia.

O mesmo estudo aponta que empresas brasileiras gastam, em média, 1.958 horas ao ano, somente para cumprir suas obrigações tributárias. Tal indicador posiciona o Brasil na última colocação neste quesito, muito atrás do penúltimo colocado (Bolívia, com 1.025 horas ao ano). São índices assustadores que refletem bem as dificuldades enfrentadas por investidores e empresários no país. Mas afinal o que está sendo feito para mudar?

Como o governo está investindo em desburocratização

Durante o período avaliado pelo relatório Doing Business (2 de junho de 2017 a 1º de maio de 2018), entre os avanços colocados em prática pelo Brasil o país aprovou quatro reformas para ajudar na criação de empregos, atrair investimentos e tornar a economia mais competitiva.

Foram introduzidos certificados de origem digitais, a fim de reduzir o tempo necessário para cumprir com exigências de documentos no comércio internacional, e foi facilitada a abertura de empresas, com o lançamento de um novo sistema online de registro de empresas, licenciamento e notificações de emprego. Estes são apenas dois exemplos de medidas já colocadas em prática, mas, ao analisar a classificação geral do Brasil, é evidente que muito mais precisa ser feito.

Caminhos da desburocratização para o crescimento industrial

De acordo com um levantamento realizado pela Federação das Indústrias da São Paulo (Fiesp), estima-se que a indústria de transformação nacional gastou, em 2018, R$ 37 bilhões devido à burocracia tributária. Tais recursos poderiam ter sido investidos em aumento da capacidade produtiva, novas tecnologias, inovação e aprimoramento. E justamente para que esses recursos sejam melhor aproveitados é que o governo está trabalhando em uma série de medidas que visam a desburocratização de processos.

De acordo com o secretário-adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Igor Calvet, a expectativa é que, com as tais mudanças, o Brasil avance no relatório Doing Business e em outras pesquisas globais de competitividade. Conheça algumas medidas previstas no programa Simplifica.

Reformulação do eSocial

Este é o formulário digital pelo qual as empresas comunicam ao governo informações relativas aos seus trabalhadores. Criado para concentrar a transmissão de informações, o sistema chega a solicitar 1,8 mil dados diferentes.

Ajustes no Bloco K

Este é o registro de controle e produção do estoque da indústria. O sistema da Receita Federal solicita informações sobre insumos comprados e utilizados no bem final e também sobre o que ficou no estoque. Muitas empresas reclamam da exigência de um detalhamento excessivo.

Registro Único de Regularidade Fiscal

Atualmente, para provar sua regularidade, uma empresa precisa de um registro fiscal, um previdenciário e outro trabalhista. A intenção é unificar tudo em um único registro.

Como diminuir a burocracia dentro de sua empresa

Em uma sociedade burocrática, pode ser desafiador colocar em prática ações que otimizam processos e facilitam o desenvolvimento econômico. O esforço, contudo, vale a pena quando resultados mais assertivos começam a aparecer. Ao invés de esperar pela desburocratização, você já parou para pensar em como sua empresa pode contribuir para este cenário? Reunimos algumas recomendações que podem ser colocadas em prática.

Caminhos da desburocratização para o crescimento industrial

Atualize, automatize e digitalize processos

Um processo que foi criado há meses pode não traduzir mais a rotina de sua empresa. Por essa razão, eles precisam ser revisitados e avaliados com frequência. Quem sabe não é possível automatizá-los e digitalizá-los?

Novas ferramentas e tecnologias são lançadas todos os dias e se a sua empresa conseguir automatizar processos vai, sem dúvidas, ganhar tempo e eficiência. Neste cenário, o armazenamento de informações na nuvem pode ser a melhor solução. Que tal acabar com aquela imagem clássica da burocracia atrelada a uma pilha de papéis?

Conceda mais autonomia aos seus colaboradores

Uma pesquisa da Harvard Business Review identificou que 96% dos entrevistados que trabalham em empresas com mais de 1.000 funcionários acha “muito difícil” propor inovações e mudanças. Este indicador está fortemente relacionado à burocracia para a proposição de novas ideias e à falta de autonomia dos colaboradores.

Dar mais autonomia a funcionários é uma ótima forma de desburocratizar processos e pode motivar a equipe a construir melhores resultados. Uma equipe mais empoderada e participativa trabalha melhor.

Tenha um organograma claro

O organograma de uma empresa define não somente o nível hierárquico de seus funcionários, mas também suas atribuições e responsabilidades. Quando este quadro fica claro para todos os colaboradores de sua empresa, o fluxo de trabalho segue de maneira muito mais simples e automática.

Crie prazos e metas

Muitos projetos acabam caindo no esquecimento ou são postergados por causa da burocracia. Ao criar prazos e metas você e sua equipe poderão conduzir novas demandas de forma muito mais assertiva, com etapas a serem cumpridas.

A organização é outro pilar importante na hora de desburocratizar. Ao definir prioridades, os objetivos de cada projeto ficam mais claros para toda a equipe e resultados melhores são alcançados.

Otimize transações

Seja no setor comercial, na controladoria ou na área financeira, para desburocratizar é preciso encontrar as soluções que melhor se adaptam ao seu negócio. Pensando nisso, a Taipa oferece ao mercado o serviço de operações personalizadas.

Ao ouvir atentamente a necessidade de sua empresa e compreender seu modelo de negócios, desenhamos uma operação financeira sob medida para as suas necessidades. Quer saber mais sobre como a Taipa pode ajudar a sua empresa a desburocratizar? Conte conosco e venha transformar a sua história aqui.

Carregando...