Blog

5 vantagens da antecipação de recebíveis

Se você precisa equilibrar o fluxo de caixa de sua empresa, se quer mais giro para investir, se precisa aumentar o ritmo de produção em um curto tempo, ou quer se livrar dos empréstimos, a antecipação de recebíveis pode ser o que você procura.

Leia também

No primeiro trimestre de 2019, os FIDCs apresentaram um forte volume de emissões no Brasil (o equivalente a R$ 24,7 bilhões, segundo dados da consultoria Uqbar). Isso quer dizer que cada vez mais empresas estão investindo na antecipação de recebíveis. Para descobrir as principais vantagens da antecipação de recebíveis é só seguir os tópicos abaixo.

Você antecipa um recurso que já é seu!

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que serve para acelerar o seu negócio. Diferente de outras modalidades, contudo, essa operação não retira o dinheiro do seu fluxo de caixa para pagamento de parcelas de empréstimo. Muito pelo contrário, a antecipação de recebíveis insere capital em sua empresa, antecipando os recursos aos quais você já tem direito.

Este processo acontece por meio de cheques ou duplicatas, contratos e pedidos de compra, faturas, notas fiscais ou outros documentos emitidos por sua empresa, que representem um direito creditório conseguido através de suas atividades comerciais.

Agilidade na obtenção de recursos

Além de negociar um recurso que já é seu por direito, empresas que optam pela antecipação de recebíveis conseguem acesso a eles com muita agilidade. Em questão de minutos o recurso é depositado na conta de sua empresa, mediante a negociação com a instituição financeira (FIDCs, Securitizadores, Cooperativas ou Bancos). Em comparação com empréstimos bancários, o processo acontece de forma muito mais ágil e prática.

Na Taipa, por exemplo, depois de realizar um cadastro prévio, tudo o que sua empresa precisa fazer é enviar os títulos por meio de uma plataforma online. Pouco tempo depois, sua empresa irá receber o valor antecipado, sem dor de cabeça ou burocracia.

5 vantagens da antecipação de recebíveis

Auto-liqui5 vantagens da antecipação de recebíveisdação da operação financeira

Uma vez realizada a operação de antecipação de recebíveis com os títulos de sua empresa (cheques, duplicatas, notas fiscais, CT-e´s e etc.), você fica despreocupado com a liquidação da operação. Quem fará esta liquidação é seu próprio cliente, para o qual você forneceu produtos ou serviços relativos aos títulos. Apenas no caso de inadimplência, você precisará recomprar os títulos.

Atendimento mais seguro e personalizado

Dentre as instituições financeiras que realizam antecipação de recebíveis, destacam-se os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios). É mais seguro, pois respondem à Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br), um órgão regulador do governo junto ao setor. Possuem um atendimento mais personalizado, pois, em geral, apresentam estruturas menores e mais especializadas nesse tipo de operações.

Este atendimento exclusivo se manifesta de diversas formas, mas principalmente na negociação mais direta e sem burocracia para a definição de condições de limites e taxas de deságio. Essas negociações também não sofrem com a contaminação por outros produtos financeiros como seguros, consórcios e títulos de capitalização, que podem ser incluídos num pacote maior de negociação de serviços financeiros, quando negociado com Bancos e Cooperativas. Isso tende a simplificar a negociação e ajuda sua empresa a manter o foco no resultado que você precisa para seu fluxo de caixa.

Apoio na cobrança de títulos em casos de inadimplência

Além dos benefícios já citados, entre as vantagens da antecipação de recebíveis também pode ser considerada a diminuição dos riscos de inadimplência. Isso porque seus clientes passarão a dever também à instituição contratada para a realização da operação de antecipação de recebíveis.

A partir do momento que uma FIDC ou outra instituição financeira antecipa recebíveis, essa instituição passa a auxiliar com a cobrança e medidas cabíveis nos casos de inadimplência, o que evita o desgaste de sua empresa junto aos clientes.

Quer saber mais sobre como a sua empresa pode se beneficiar com a antecipação de recebíveis? Então venha conversar com a Taipa. Trabalhamos com operações personalizadas, que vão ajudar a sua empresa a crescer. Saiba mais aqui.

Carregando...