Blog

A reforma tributária no Brasil e seus impactos no setor de Infraestrutura

A aprovação da Reforma Tributária (PEC 45/2019) no Brasil é um marco no sistema de tributação do país. Ao substituir cinco impostos – PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS – pelo IVA (Imposto sobre Valor Agregado), a reforma promete mudar a forma como os tributos são coletados e distribuídos. No entanto, é importante entender como […]

Leia também

A aprovação da Reforma Tributária (PEC 45/2019) no Brasil é um marco no sistema de tributação do país. Ao substituir cinco impostos – PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS – pelo IVA (Imposto sobre Valor Agregado), a reforma promete mudar a forma como os tributos são coletados e distribuídos. No entanto, é importante entender como essas mudanças impactarão os diferentes setores do mercado, especialmente a área de infraestrutura.

Impactos da reforma tributária no setor de Infraestrutura

O setor que inclui construção pesada e outras áreas correlatas é um dos que podem sofrer os impactos mais significativos com a implementação da reforma tributária. A reforma implica que diferentes setores da economia são afetados de forma assimétrica. Neste contexto, as empresas de infraestrutura poderão enfrentar o desafio de uma maior carga tributária e a possibilidade de um “tarifaço”. Tais desafios acarretam sérias implicações, incluindo restrições na capacidade de investimento e no fluxo de caixa, afetando diretamente a viabilidade financeira de projetos.

Soluções em fluxo de caixa para empresas de Infraestrutura

Diante deste cenário, é sempre importante contar com o apoio de profissionais especializados para navegar por uma nova realidade tributária. Com 25 anos de experiência no mercado financeiro e com um foco robusto no segmento de infraestrutura, a Taipa é especialista em soluções de antecipação de recebíveis.

Nossas soluções permitem que as empresas de infraestrutura possam otimizar seu fluxo de caixa, invertendo a curva do impacto negativo que possíveis novos tributos possam gerar. Além disso, ofertamos consultoria sobre sacados dos estados da Região Sul, além de São Paulo e Minas Gerais, proporcionando um olhar especializado para entender e se adaptar à dinâmica do setor.

Nosso diferencial está em nossa capacidade de oferecer produtos que atendem especificamente às necessidades das empresas que prestam serviço à administração pública, com foco nas operações estruturadas a performar.

Vantagens da antecipação de contratos

Aumenta o fluxo de caixa: libere o valor do seu contrato e transforme-o em liquidez agora para apoiar a operação do seu negócio. Isso coloca você no controle, gerenciando o cronograma de suas finanças para corresponder ao ritmo das necessidades de seu negócio.

Melhora a saúde financeira: evite contrair dívidas dispendiosas e proteja a sua saúde financeira no processo, garantindo que a sua empresa permaneça positiva e próspera.

Promove o crescimento: ter acesso imediato a fundos permite que você aceite projetos maiores, adquira os equipamentos necessários e contrate os melhores talentos, promovendo a capacidade e a trajetória de crescimento do seu negócio.

Impulsiona a competitividade: nossa solução é especificamente adaptada para acomodar os prazos de pagamento frequentemente complexos e prolongados, típicos de contratos governamentais, proporcionando a você uma vantagem competitiva significativa.

A Taipa entende a necessidade de sua empresa se manter forte e se ajustar às mudanças tributárias do Brasil. É por isso que estamos comprometidos em continuar apoiando as empresas por meio de soluções robustas em fluxo de caixa, colocando nossa expertise nos projetos e desafios que nossos clientes enfrentam. Converse com a nossa equipe para entender mais sobre como a Taipa pode ajudar a sua empresa a continuar crescendo. Contate-nos clicando aqui.

Carregando...