Blog

Aging list: a importância dessa ferramenta de controle no dia a dia da sua empresa

A organização das finanças é fundamental para o sucesso de um negócio e o aging list pode ser a ferramenta de controle financeiro que irá ajudar a sua empresa a manter os recebimentos e pagamentos em dia. Aging, em inglês, significa envelhecimento e list significa lista; numa adaptação livre para o português do Brasil, o […]

Leia também

A organização das finanças é fundamental para o sucesso de um negócio e o aging list pode ser a ferramenta de controle financeiro que irá ajudar a sua empresa a manter os recebimentos e pagamentos em dia.

Aging, em inglês, significa envelhecimento e list significa lista; numa adaptação livre para o português do Brasil, o termo pode ser entendido como lista de vencimentos.

O aging list é utilizado para gerenciar recebimentos de clientes e pagamentos a fornecedores. Em outras palavras, é a classificação dos valores em aberto, tanto a receber quanto a pagar, levando em consideração as datas de vencimento.

Acompanhe a leitura e saiba como utilizar essa ferramenta de controle extremamente útil para a gestão dos valores a pagar e a receber de um empreendimento.

Qual a função do aging list?

O aging list ajuda a manter a saúde financeira do seu negócio por meio do acompanhamento e do controle aprimorado dos saldos a receber e dos saldos a pagar.

A partir do momento em que você estiver munido dessas informações, conseguirá realizar tomadas de decisões mais assertivas.

O aging list, além de ser uma ferramenta de controle adicional para otimizar a gestão do fluxo de caixa, pode auxiliar em algumas tomadas de decisões importantes, como, por exemplo, a aquisição de uma linha de crédito para suprir a falta de capital de giro.

Uma operação de crédito comumente realizado por empresas para resolver esse tipo de problema é a antecipação de recebíveis. Esta operação é realizada junto a uma instituição financeira que adianta o valor de suas vendas a prazo. Assim, a empresa pode aplicar o recurso para reequilibrar o fluxo de caixa ou para não deixar passar oportunidades importantes para o crescimento do negócio.

As vantagens da antecipação de recebíveis são as taxas de juros menores e a rapidez na liberação do recurso junto às instituições financeiras nas quais a empresa já dispõe de limite de crédito pré-aprovado.

Como é estruturado o aging list?

O aging list é estruturado para fornecer informações consolidadas e/ou detalhadas – a depender das necessidades do usuário – para que este faça o gerenciamento adequado dos seus títulos a pagar e a receber.

Em termos gerais, a lista de vencimentos conterá informações básicas do cliente ou do fornecedor como:

  • nome ou razão social;
  • CPF ou CNPJ;
  • o valor do título a receber ou a pagar;
  • a data do vencimento do título;
  • os saldos que estão em aberto classificados por faixas de vencimentos ou atrasos.

As faixas de vencimentos são subdivididas e agrupadas da seguinte maneira:

  • 0 a 30 dias;
  • 31 a 60 dias;
  • 61 a 90 dias;
  • 90 a 120 dias;
  • Etc.

Geralmente, a maior faixa de vencimento é de 360 dias; mas pode ser maior que isso, a depender das necessidades do negócio, podendo chegar a 720 dias, por exemplo.

O aging list pode ser feito em um editor de planilhas simples ou por meio de um software específico de gerenciamento de dados.

Quais informações são possíveis extrair do aging list e como essa ferramenta ajuda a sua empresa?

A importância do aging list no contas a receber

Além de organizar as informações das contas a receber por ordem cronológica, permitindo acompanhar os fluxos de recebimento, o aging list é bastante útil no momento de realizar cobranças de títulos em aberto.

A lista de vencimentos auxilia o gestor a identificar quais os clientes que estão adimplentes ou inadimplentes.

Com esses dados em mãos, você poderá colocar em prática a melhor estratégia para providenciar o recebimento dos títulos em aberto e trabalhar para que esses valores não extrapolem para faixas de atrasos maiores, evitando problemas de fluxo de caixa.

A importância do aging list no contas a pagar 

O aging list tem papel importante no contas a pagar, pois permite controlar e organizar os títulos devidos a fornecedores, evitando atrasos e consequentemente desembolsos financeiros desnecessários com juros e multas, por exemplo.

Para que tipo de negócio o aging list é indicado?

O aging list pode ser utilizado por qualquer empresa que tenha uma lista suficiente de clientes a receber ou fornecedores a pagar, o que demanda um controle mais minucioso dos seus vencimentos.

Além de ser uma ferramenta de controle adicional para o acompanhamento do fluxo de caixa, a lista de vencimentos aperfeiçoa a qualidade das informações e diminui a probabilidade de erros.

Conseguir manter os recebimentos e pagamentos em dia é elementar para que sua empresa evite o descompasso financeiro, fundamental para que ela honre compromissos, seja autossuficiente e alcance os resultados desejados.

Elaboramos um modelo de planilha editável de aging list totalmente gratuita, que você pode baixar aqui.

Aging list: a importância dessa ferramenta de controle no dia a dia da sua empresa

Quer saber se a antecipação de recebíveis é uma operação vantajosa para o seu negócio? Então solicite o contato de um de nossos especialistas diretamente neste link.  Para receber mais conteúdos sobre gestão estratégica e financeira, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter e fique sempre por dentro das atualizações do nosso blog.

Aging list: a importância dessa ferramenta de controle no dia a dia da sua empresa

Carregando...