Blog

A antecipação de notas fiscais como estratégia para impulsionar negócios

Em tempos de incerteza econômica, manter o fluxo de caixa estável sem abrir mão de novos projetos que permitam a expansão do negócio exige jogo de cintura da gestão financeira. Nestes casos, a antecipação de notas fiscais se torna uma modalidade atraente de crédito, já que permite às empresas tomadoras receber à vista valores faturados […]

Leia também

Em tempos de incerteza econômica, manter o fluxo de caixa estável sem abrir mão de novos projetos que permitam a expansão do negócio exige jogo de cintura da gestão financeira.

Nestes casos, a antecipação de notas fiscais se torna uma modalidade atraente de crédito, já que permite às empresas tomadoras receber à vista valores faturados a prazo aos seus clientes.

Tendo em mãos os recursos que receberia apenas no futuro, as empresas evitam que parte do seu fluxo de caixa seja abocanhado com o pagamento de parcelas de empréstimos.

Além disso, a antecipação ajuda empresas a investir com mais segurança em projetos que efetivamente impulsionam o crescimento do negócio sem descapitalizar o caixa.

Assim, a antecipação de notas fiscais cresceu no Brasil e hoje figura entre as modalidades de crédito mais populares entre as empresas que querem fugir das formas convencionais de empréstimos. Para entender se essa linha é indicada para o seu negócio, vamos conhecer um pouco mais sobre a antecipação de notas fiscais.

Como a antecipação de notas fiscais funciona?

A antecipação de notas fiscais é uma modalidade de crédito que reúne cedente, credor e sacado numa mesma operação. Nesta tríade, cedente é o nome dado à empresa tomadora do crédito; credor é o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e sacado é o cliente contra quem a nota fiscal é emitida.

Nesta operação, FIDC pagará ao cedente o valor da nota decrescidos os juros e, posteriormente, receberá o pagamento diretamente dos seus clientes. Com esse capital de giro imediato, as empresas podem ganhar força, aumentar receitas e expandir.

Em um passo a passo simplificado, a antecipação se dividiria em quatro etapas:

  1. Sua empresa fornece bens ou serviços aos seus clientes;
  2. Você emite uma nota fiscal por tais bens ou serviços;
  3. Sua empresa adianta as notas fiscais por meio de um FIDC. Após verificar a legitimidade das faturas, o FIDC paga à sua empresa a maior parte do valor faturado imediatamente, subtraída uma taxa pela operação;
  4. Seus clientes pagam diretamente ao FIDC.

Mas, e se meu cliente não paga boleto de terceiros?

Na Taipa, os clientes dispõem de uma Conta Vinculada, também chamada de Escrow, aberta na titularidade do cedente e vinculada ao credor. Neste tipo de conta, apesar da titularidade ser do cedente, quem realiza as movimentações financeiras é o FIDC, visando mitigar eventuais riscos inerentes à operação.

Desta forma, todos os recursos referentes aos títulos antecipados pelo cliente junto à Taipa são recebidos pela Conta Vinculada, para que sejam analisados e movimentados exclusivamente pelo fundo por meio de ordens de transferência.

Portanto, a Conta Vinculada fornece segurança trilateral, assegurando a cedente, credor e sacado mais transparência e agilidade aos processos. Esta modalidade de conta possibilita a antecipação dos recebíveis de sacados que não pagam boletos de terceiros, visto que permite a emissão da cobrança com a mesma titularidade do cedente. Nesta página especial, você confere os benefícios e vantagens de abrir uma Conta Digital Taipa.

Por que sua empresa deve considerar a antecipação das notas fiscais?

Você já deve saber que as empresas não obtêm oportunidades de crescimento todos os dias. Resumindo, se o seu negócio tiver uma oportunidade, é necessário aproveitá-la ao máximo. E a baixa disponibilidade de capital de giro pode trazer dificuldades quando se trata de aceitar grandes pedidos, novos projetos ou atrair mais clientes.

Ao adiantar as notas fiscais, sua empresa tem acesso aos recursos quase imediatamente, em vez de simplesmente esperar o dinheiro entrar. Isso torna o planejamento e a previsão de negócios mais precisos e permite que você aproveite as oportunidades que, de outra forma, seriam inacessíveis.

Além disso, um fluxo de caixa saudável dá ao seu negócio uma chance maior de sobrevivência. Muitas empresas falham devido ao baixo fluxo de caixa, e a antecipação de notas fiscais pode manter a sua saudável – desde que você a use com sabedoria.

Assim, se sua empresa tem recusado oportunidades de escalar o negócio por falta de capital de giro para administrar as operações, investir em equipamentos e contratar novos funcionários, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas para conhecer nossas modalidades de antecipação de recebíveis ou acesse nossa página de serviços.

Carregando...