Blog

Antecipação de recebíveis com lastro em contratos e pedidos formais de clientes

Saiba como funciona esta modalidade de antecipação de recebíveis e entenda como sua empresa pode se beneficiar deste serviço.

Leia também

Imagine que você é gestor de uma empresa de fundição e sua equipe comercial acabou de fechar um grande pedido. A notícia vem em boa hora, representando um impulso para fora da estagnação econômica dos últimos meses, mas você agora precisa enfrentar um dilema de gestão financeira.

Para iniciar a produção, sua empresa irá adquirir matéria-prima em grande escala e, possivelmente, aumentar o quadro de funcionários, para que os produtos sejam entregues no prazo correto. O fluxo de caixa da fábrica, contudo, não possui fôlego para tal operação e você precisa evitar comprometê-lo com investimentos que vão demorar para retornar à empresa.

Mas e se você conseguisse receber o valor deste pedido, antes mesmo de entregar as peças ao cliente? Este cenário é possível por meio da antecipação de recebíveis. Descubra como recorrer a este tipo de operação por meio de contratos e pedidos formais de clientes.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que viabiliza investimentos na atividade principal de sua empresa, funcionando como uma ferramenta de aceleração de negócios.

Diferentes de outras formas de crédito, a antecipação de recebíveis não retira dinheiro do seu fluxo de caixa para pagamento de parcelas de empréstimos. Na verdade, esta operação faz o caminho inverso, injetando capital na sua empresa ao antecipar recursos aos quais ela já tem direito.

Como antecipar recebíveis com lastro em contratos e pedidos formais de clientes?

No Brasil, toda operação financeira envolvendo a compra e venda de um bem ou prestação de serviços deve ser comprovada com a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica. Este registro contém informações sobre o valor da compra, a forma de pagamento e sobre quem deverá quitar tal valor. Por esta razão, a utilização de notas fiscais como lastro de operações para se obter crédito é bastante comum.

Neste mesmo cenário, contudo, há empresas inovadoras, que oferecem uma solução a mais para quem busca a antecipação de recebíveis. É o caso de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), como a Taipa.

Por meio de um sistema rigoroso e parâmetros de conferência, sua empresa consegue antecipar recebíveis com base no contrato assinado entre você e seu cliente ou por meio de pedidos formais do cliente. Dessa forma, sua empresa aproveita recursos que só cairiam no seu fluxo de caixa daqui a alguns meses.

Como posso começar a antecipar recebíveis?

Antecipação de recebíveis com lastro em contratos e pedidos formais de clientes

O primeiro passo é definir a finalidade do valor a ser antecipado e a escolha do seu parceiro financeiro. Feito isso, você deverá submeter os documentos de sua empresa para análise cadastral e de crédito. Na Taipa, esse processo funciona de forma remota e automatizada.

Em seguida, é feita a elaboração do contrato de cessão de direitos creditórios e após esta etapa o cliente estará liberado para começar as operações. É só enviar os títulos para a antecipação de recebíveis e no mesmo dia sua empresa receberá o valor deste recebível no fluxo de caixa. Para saber mais detalhes sobre este processo, venha conversar com a Taipa.

Carregando...