Blog

Antecipação de recebíveis para transportadoras ajuda a equilibrar o caixa

A concorrência acirrada no setor de transporte de carga exige que transportadoras busquem alternativas para reduzir custos e aumentar a margem. Como elevar os preços pode prejudicar a competitividade, a antecipação de recebíveis para transportadoras se torna uma boa saída para equilibrar o fluxo de caixa. Continue a leitura para entender como esta modalidade financeira […]

Leia também

A concorrência acirrada no setor de transporte de carga exige que transportadoras busquem alternativas para reduzir custos e aumentar a margem. Como elevar os preços pode prejudicar a competitividade, a antecipação de recebíveis para transportadoras se torna uma boa saída para equilibrar o fluxo de caixa. Continue a leitura para entender como esta modalidade financeira pode ser útil para a sua transportadora também.

Infraestrutura precária não acompanha crescimento do setor

O modal rodoviário no Brasil ocupa a posição de principal sistema logístico do país. Sozinho, responde pela movimentação de 60% de toda carga que circula em território nacional.

Nem mesmo a pandemia impediu que o setor crescesse em 2020. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o lucro médio das transportadoras cresceu 15% em 2020, no comparativo com 2019.

Não restam dúvidas que o setor de transportes é uma mola propulsora para o desenvolvimento do país. No entanto, a infraestrutura não segue esse ritmo. Atualmente, o Brasil investe 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto) em infraestrutura de transporte, enquanto o índice satisfatório deveria ser de 2%.

Exemplo disso está na precariedade da malha viária brasileira. Cerca de 30% de toda a extensão de estradas e rodovias do país necessita de manutenção. Como resultado, o desgaste da frota é alto e impacta seriamente nos custos operacionais do negócio.

Custos operacionais em descompasso com a entrada de receita

Os custos para a operação são diversos e geralmente estão em descompasso com a entrada da receita. O curto prazo para pagamento dos motoristas, combustível, lubrificantes, pneus e outras peças para manutenção da frota exemplificam essa realidade.

Além disso, embarcadores estendem cada vez mais os prazos de pagamento, que podem variar de 30 a até 120 dias. A verdade é que, ao final do mês, muitas vezes a conta não fecha.

Desta forma, muitas transportadoras se deparam com o desafio de manter a operação com o caixa apertado, o que as torna mais vulneráveis a riscos e imprevistos.

Soluções financeiras para equilibrar o fluxo de caixa

Pensando nisso, a Taipa, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, especializou-se também na antecipação de recebíveis para transportadoras de médio e grande porte. No seu portfólio, destacam-se duas soluções financeiras para ajudar transportadoras que buscam equilibrar o fluxo de caixa.

Antecipação de recebíveis de títulos performados

Na antecipação de recebíveis de títulos performados, a Taipa adianta os recursos de serviços já executados. Nesta categoria se enquadram cheques, duplicatas e conhecimentos de transporte eletrônico (CTes).

Mesmo transportadoras inscritas em órgãos de restrição ao crédito poderão passar por análise para contar com uma alternativa rápida para prevenção ao desencaixe financeiro.

Antecipação de recebíveis de contratos

Já na antecipação de recebíveis com lastro em contratos, a empresa adianta uma parte do valor do serviço que ainda será prestado. E caso o contrato seja de serviço recorrente, a antecipação poderá ser realizada periodicamente conforme as necessidades da transportadora.

Além disso, a Taipa disponibiliza alternativas para transportadoras cujos sacados não pagam boletos de terceiros ou que pagam somente por depósito.

Portanto, se você busca uma solução financeira para equilibrar o fluxo de caixa de sua transportadora, conheça os produtos da Taipa aqui ou solicite contato a um especialista Taipa agora mesmo por WhatsApp.

Carregando...