Blog

Conta Escrow Taipa: o que é e quais suas vantagens?

A Conta Escrow, também conhecida por conta garantia, é um mecanismo de segurança utilizado para manter os recursos de uma negociação garantidos até que os termos de um contrato sejam integralmente cumpridos. Neste modelo de conta, uma terceira parte neutra atua como agente de custódia do dinheiro, realizando os pagamentos somente após o cumprimento das […]

Leia também

A Conta Escrow, também conhecida por conta garantia, é um mecanismo de segurança utilizado para manter os recursos de uma negociação garantidos até que os termos de um contrato sejam integralmente cumpridos. Neste modelo de conta, uma terceira parte neutra atua como agente de custódia do dinheiro, realizando os pagamentos somente após o cumprimento das cláusulas de um acordo ou contrato.

Este modelo de conta é amplamente utilizado em contratos de grande porte, como em fusões e aquisições de empresas, assim como por plataformas que intermediam vendas na internet, os chamados marketplaces. Algumas das mais importantes marcas do ramo, como Airbnb, eBay e Alibaba, consolidaram sua confiança junto ao consumidor ao empregar a Conta Escrow; assim, a empresa retém o pagamento do vendedor até que a transação de compra e venda seja confirmada e concluída.

Conta Escrow Taipa

Na Taipa, a Conta Escrow – também chamada de Conta Vinculada – é usada para proteger o cedente e o credor em todas as etapas da operação de antecipação de recebíveis. A conta é aberta na titularidade do cedente (empresa cliente) e vinculada ao credor (FIDC). Neste tipo de modalidade, apesar da titularidade ser do cedente, quem realiza as movimentações financeiras é a Taipa.

Desta forma, todos os recursos referentes aos títulos antecipados pelo cliente junto ao FIDC são recebidos pela Conta Vinculada, para que sejam auditados e movimentados exclusivamente pelo fundo por meio de ordens de transferência.

Vantagens de operar com a Conta Escrow

A Conta Escrow é um excelente mecanismo para mitigar os riscos em negociações de grande volume monetário. No caso da antecipação de recebíveis, a conta fornece segurança trilateral, assegurando ao cedente (empresa cliente), credor (FIDC) e sacado (empresa tomadora do serviço ou compradora do produto) mais controle, transparência e agilidade aos processos.

Além disso, ao concentrar a negociação dos ativos na mesma conta, a empresa melhora seu perfil junto ao credor em futuras análises: quanto menor o risco, melhor a oferta de crédito.

Com 22 anos de atuação no mercado financeiro, a Taipa se mantém em constante evolução para desenvolver soluções cada vez mais personalizáveis e compatíveis com as necessidades de seus clientes. Todas as operações são estruturadas para transcorrerem com segurança, transparência e confiabilidade para todas as partes, em estrita conformidade com as normais legais que regem o mercado de cessão de direitos creditórios.

Se você deseja saber mais sobre as modalidades de antecipação de recebíveis ofertadas pela Taipa em antecipação de recebíveis, acesse nossa página de Serviços ou solicite o atendimento a um de nossos especialistas.

Carregando...