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Títulos a performar: é possível antecipar títulos de produtos ou serviços ainda não entregues?

A antecipação de recebíveis se difundiu entre as empresas brasileiras como uma alternativa segura e simplificada aos empréstimos bancários. A antecipação de recebíveis é bastante empregada para aumentar a disponibilidade de capital de giro para as contas de curto prazo ou despesas de emergência. Entretanto, médias e grandes empresas já recorrem à antecipação de recebíveis […]

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A antecipação de recebíveis se difundiu entre as empresas brasileiras como uma alternativa segura e simplificada aos empréstimos bancários. A antecipação de recebíveis é bastante empregada para aumentar a disponibilidade de capital de giro para as contas de curto prazo ou despesas de emergência. Entretanto, médias e grandes empresas já recorrem à antecipação de recebíveis para aumentar a capacidade produtiva, conquistar novos contratos e, assim, turbinar seus projetos de crescimento.

O adiantamento de recebíveis futuros é um tipo de operação regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que possibilita às empresas receberem à vista valores faturados a prazo aos seus clientes. A estratégia injeta recurso no caixa obtido a partir de títulos performados, ou seja, com mercadoria embarcada ou serviço concluído e entregue.

Mas, e se fosse possível adiantar os recebíveis de um produto ou serviço ainda não entregue? Na Taipa, esta modalidade já existe e tem nome: Operação Estruturada de títulos a performar. Nela, a empresa pode adiantar os recebíveis de um contrato com eventos de medição previstos ou de pedidos de compra.

Empresas de capital intensivo se beneficiam da modalidade

Uma das pioneiras neste tipo de operação no Brasil, a Taipa constituiu uma sólida carteira de clientes formada por empresas que fornecem produtos ou serviços a grandes corporações, órgãos públicos e empresas estatais. São modelos de negócio de capital intensivo, que demandam um grande volume de dinheiro para sua operação e que, em sua maioria, atuam em regime de contrato com eventos de medição atrelados ao pagamento.

Obras de infraestrutura ilustram bem a alta complexidade de um projeto e sua consequente demanda por aportes consideráveis de capital. Gestores à frente da construção de rodovias, estradas, portos, aeroportos e obras de saneamento, por exemplo, vivenciam os desafios de gerenciar projetos com muitas variáveis internas e externas. Prazo, teto orçamentário, recursos humanos e materiais são algumas das muitas condicionantes que impactam a execução de um projeto dentro do planejamento financeiro e temporal, e que afetam diretamente a margem de lucro da empreitada.

A disponibilidade de caixa, portanto, se torna um elemento-chave para a decisão de assumir um novo projeto e influencia diretamente o ritmo de crescimento de um negócio.

Vantagens de antecipar seus recebíveis com a Taipa

Para solidificar sua posição como um dos maiores fundos da região Sul, a Taipa estudou o mercado e formatou soluções para fluxo de caixa. Entre elas, destaca-se o atendimento a empresas com concentração de sacados, ou seja, com grande parte de sua receita restrita a poucos clientes. O FIDC também dispõe da Conta Vinculada, pensada para empresas cujos sacados não pagam boletos de terceiros ou apenas depositam em conta. Além disso, a antecipação de recebíveis é uma operação isenta de IOF e TAC.

Antecipação de recebíveis com a Taipa em 4 passos

Na Taipa, todas as operações são planejadas para transcorrerem com segurança, transparência e confiabilidade para todas as partes, em estrita conformidade com as normais legais que regem o mercado de cessão de direitos creditórios.

Além da personalização no atendimento e segurança nas operações, a Taipa investe na agilidade como diferencial competitivo. Por isso, realiza transações de antecipação de recebíveis de forma rápida e automatizada, com liberação de crédito no mesmo dia para clientes com limites pré-aprovados.

Confira os quatro passos para se tornar um cliente Taipa e antecipar os recebíveis do seu negócio conosco:

  1. Solicite aqui contato de um de nossos especialistas que irá lhe orientar sobre o pleito de crédito e documentação necessária.
  2. Envie a documentação solicitada para validação.
  3. Aguarde a abertura de cadastro e análise de crédito.
  4. Com o cadastro aberto, sua empresa já pode enviar operações.

Nossos especialistas estão preparados para lhe fornecer um atendimento consultivo e apresentar todas as modalidades de antecipação de recebíveis com a melhor aderência com o seu modelo de negócio.

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