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O que são metas SMART e como criar as suas

Você já ouviu falar das Metas SMART? Pode ser que não, mas com certeza já se deparou com metas em seus projetos; indicadores-chave de performance (KPIs) em avaliações; ou com objetivos, sejam eles pessoais ou na sua carreira. A seguir, vamos conhecer o que são metas SMART e como criar a suas. SMART é o acrônimo […]

Você já ouviu falar das Metas SMART? Pode ser que não, mas com certeza já se deparou com metas em seus projetos; indicadores-chave de performance (KPIs) em avaliações; ou com objetivos, sejam eles pessoais ou na sua carreira. A seguir, vamos conhecer o que são metas SMART e como criar a suas.

SMART é o acrônimo na língua inglesa para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound que, traduzidos para o português, significam: Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Temporal.

Resumidamente, é uma ferramenta que auxilia gestores na adequação de metas e KPIs, tornando-as menos genéricas e mais específicas, atingíveis e próximas da realidade de suas equipes.

Na revista Management Review, de novembro de 1981, o consultor George T. Doran publicou um artigo em que brincou com as palavras: “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives“, ou em português: “Existe uma forma SMART (INTELIGENTE) de escrever metas e objetivos de gestão”.

A ideia das Metas SMART é auxiliar a definir objetivos de forma consciente e planejada, possibilitando uma avaliação útil e que traga benefícios reais ao seu negócio.

(S) Específico

A objetividade e transparência de uma meta a torna mais clara e facilmente compreensível. Metas como “aumentar a participação no mercado” são genéricas e possuem interpretações diversas. Ao dar clareza a elas, o seu entendimento se torna mais fácil e a equipe passa a ter uma noção assertiva do que se espera dela.

Dessa forma, metas específicas são mais facilmente entendidas, pois mostram o cerne daquilo que deve ser atingido. Para se “aumentar a participação no mercado” inúmeras ações podem ser tomadas, mas quando abordamos com mais clareza o desafio, isso faz com que o foco da equipe se concentre naquilo que trará o real resultado para o atingimento da meta.

Isso não quer dizer que metas mais amplas e auxiliares não possam existir, mas ao tornar uma meta mais específica, determina-se àquela que trará um maior impacto no objetivo geral, inclusive facilitando as demais etapas das Metas SMART. 

(M) Mensurável

Ao criar uma meta, estamos criando um “ponto de chegada”. Saber onde se quer chegar é muito importante, mas, conhecendo de onde se inicia a jornada, o caminho se torna “mensurável”. Além disso, facilita-se a avaliação do caminho percorrido e o quanto ele está próximo do objetivo geral.

Utilizando o exemplo do “aumentar a participação no mercado”, ao nos depararmos com números reais, o entendimento se torna mais claro. “Hoje nossa participação no mercado é de 8% e a meta é de, até o fim do ano, chegarmos a 12%”. Conhecemos “onde estamos” e sabemos “onde queremos chegar”.

Ao longo da jornada, saber onde se está nessa caminhada, além de facilitar o entendimento da equipe, ajuda que os gestores interpretem se suas ações estão surtindo efeito, possibilitando ajustes de rota para seguirem no caminho correto.

(A) Atingível

Meta atingível é aquela que a equipe é capaz de alcançar. Determinar metas impossíveis trazem muito mais danos do que benefícios aos envolvidos, pois, já que a meta não será atingida, de que vale concentrar meus esforços numa batalha perdida?

Assim, conhecer a equipe e suas qualidades facilitam o processo de criação das metas. Afinal, as estratégias para alcançar as metas são criadas por gestores, mas será a equipe que estará no front colocando-as em prática.

Nesse momento, os gestores precisam ter a sensibilidade de avaliar do que sua equipe é capaz diante os desafios que enfrentarão no caminho.

(R) Realista / Relevante

Realista e Relevante são atributos necessários às metas estipuladas pelos gestores.

Metas que fujam da realidade e impossíveis de serem atingidas, trazem um estresse desnecessário ao time. Afinal, qual será a motivação para trabalhar por algo inalcançável?

Por outro lado, as metas que possam ser facilmente superadas geram certa acomodação a equipe, estagnando a evolução dela e do próprio negócio.

Por isso, elaborar metas realistas contribuem para o que realmente se espera: crescimento e evolução, gerando benefícios para todos.

É importante destacar que uma meta relevante é aquela que realmente está alinhada aos objetivos da empresa e auxiliará na sua condução ao sucesso. Caminhar a esmo não trará benefícios à empresa e gastará desnecessariamente o tempo e os esforços da equipe de trabalho.

Essa avaliação do que é realista e relevante deve ser feita periodicamente, visto que visam corrigir o caminho a percorrer em busca dos objetivos. Novas ideias e tendências surgem a todo o momento e podem servir para redirecionar os negócios no curto e longo prazo.

(T) Temporal

A letra T no acrônimo se refere ao “tempo”. Uma meta precisa estar associada a um prazo para ocorrer. Sem isso, torna-se algo muito vago. As metas, assim como os KPIs, estão diretamente ligadas a um prazo previamente idealizado para serem atingidas, e não “soltas” como uma ideia.

O fato de determinar um tempo para que algo ocorra auxilia os gestores a entenderem se o objetivo traçado será atingido conforme o planejado ou se são necessários ajustes e correções.

Então, como criar metas SMART para minha equipe?

A seguir apresentamos algumas dicas a serem seguidas para estipular metas e KPIs com base no conceito SMART:

  • O primeiro passo é conhecer seu time e saber do que ele é capaz;
  • Utilize o conceito para dar mais transparência às metas, facilitando a compreensão da sua equipe;
  • As metas devem ser específicas e de fácil entendimento, fazendo com que se entenda o que se espera de cada um;
  • Trace a rota e os objetivos de forma clara, propondo ajustes sempre que necessários;
  • Crie metas dentro da realidade da equipe e do mercado, sendo elas possíveis de serem atingidas.

Portanto, lembre-se que SMART é uma metodologia que possibilita ver as metas e KPIs com outros olhos, podendo ser aplicada em grandes e pequenas empresas, assim como em grandes projetos profissionais ou nos planejamentos pessoais do dia a dia.

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