Blog

Taipa: 22 anos de solidez no mercado de crédito

A Taipa é um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) sediada na cidade de Joinville, um dos mais importantes polos econômicos e tecnológicos do estado de Santa Catarina. Criada em 1999 em Braço do Norte (SC), a Taipa surgiu originalmente como uma empresa de fomento mercantil, especializando-se em soluções financeiras para fluxo de caixa […]

Leia também

A Taipa é um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) sediada na cidade de Joinville, um dos mais importantes polos econômicos e tecnológicos do estado de Santa Catarina.

Criada em 1999 em Braço do Norte (SC), a Taipa surgiu originalmente como uma empresa de fomento mercantil, especializando-se em soluções financeiras para fluxo de caixa de médias e grandes empresas da região.

Passados poucos anos desde sua fundação, a Taipa já contava com uma ampla carteira de clientes e um portfólio robusto de soluções para antecipação de recebíveis. Assim, reposicionou seu core business como FIDC e hoje ocupa posição de destaque entre os maiores fundos de investimento em direitos creditórios da região Sul.

Isso porque estruturou uma modalidade de antecipação de recebíveis bastante exclusiva, que a diferencia no mercado financeiro: além dos já tradicionais títulos performados, como antecipação de notas fiscais, cheques e boletos, a Taipa antecipa os recebíveis de títulos não performados, como pedidos de compra e contratos públicos e privados.

Além disso, conta com um time de especialistas para dar suporte em todas as etapas do ciclo de negociação de ativos, do envio de documentos à operação concretizada. A equipe, composta por aproximadamente 45 pessoas, trabalha regida pelos seis valores da marca: respeito, honestidade, transparência, simplicidade, profissionalismo e flexibilidade.

A escolha do nome Taipa

Muros de taipa são estruturas confeccionadas em pedras de basalto minuciosamente encaixadas e são símbolos da cultura tropeira na região de Santa Catarina.

Presentes na arquitetura catarinense em projetos que distam mais de 100 anos de história, os muros de taipa simbolizam uma construção perene e forte, cuja técnica se perpetua de geração em geração.

Inspirada neste conceito de solidez e perenidade, surge a marca Taipa, pensada para retratar o propósito do negócio: servir como um alicerce firme, confiável e seguro para médias e grandes empresas em busca de equilíbrio financeiro e crescimento.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que tem se popularizado entre empresas dos mais diferentes portes no Brasil. De forma sucinta, a antecipação de recebíveis significa trocar os valores que uma empresa receberia numa data futura por um depósito à vista.

Desta forma, ela dispõe de recurso no caixa mediante uma taxa aplicada sobre o valor do recebível. Se, no passado, adiantar os recebíveis de um negócio era algo “restrito” às empresas com saúde financeira debilitada, hoje se tornou uma operação modulável com uma diversidade de benefícios para diferentes segmentos.

O que torna a Taipa diferente?

Nestes 22 anos de atuação no mercado financeiro, a Taipa sempre priorizou o atendimento consultivo e a escuta ativa de sua carteira de clientes. Em resposta às necessidades do mercado, a empresa se mantém em constante evolução para desenvolver soluções cada vez mais personalizáveis e compatíveis com os anseios dos seus clientes.

Todas as operações são estruturadas para transcorrerem com segurança, transparência e confiabilidade para todas as partes, em estrita conformidade com as normais legais que regem o mercado de cessão de direitos creditórios.

“Adotar um sistema rigoroso que mitigue os riscos da operação para todas as partes é uma das nossas diretrizes. Por isso, investimos fortemente na melhoria contínua dos processos, em tecnologia e na especialização da equipe visando entregar excelência e agilidade”, afirma Frederico Knabben, Diretor Operacional da Taipa.

Além da personalização no atendimento e segurança nas operações, a Taipa acredita na agilidade como diferencial competitivo. Por isso, realiza transações de antecipação de recebíveis de forma rápida e automatizada, com liberação de crédito no mesmo dia para clientes com limites pré-aprovados nos últimos 12 meses.

As operações junto à Taipa são isentas de TAC e IOF, tornando a antecipação de recebíveis uma fonte atraente de recurso para fomento do capital de giro e equilíbrio do fluxo de caixa.

Portanto, se você deseja saber mais sobre as modalidades ofertadas pela Taipa em antecipação de recebíveis, acesse nossa página de Serviços, entre em contato conosco ou solicite o atendimento a um de nossos especialistas.

Carregando...