Blog

6 dicas de gestão financeira para líderes empresários

Práticas que vão ajudar a sua empresa a ir muito mais longe.

Leia também

Seja na indústria ou no escritório, para o micro ou grande empresário, uma gestão financeira eficiente é vital para o desenvolvimento de negócios. A definição de orçamentos, limite de gastos, investimentos e o entendimento do capital de giro são os primeiros passos para o crescimento de qualquer empresa. A grande diferença entre os pequenos e grandes empreendimentos, contudo, é a complexidade desta gestão. Por isso, vamos elucidar neste artigo dicas de gestão financeira para líderes empresários. Quer saber se a sua empresa está no caminho certo? Então acompanhe as recomendações abaixo.

1.Centralize o seu controle de fluxo de caixa

A centralização de dados e a estruturação de processos com base em objetivos concretos evita o desencontro de informações que costuma ser bastante prejudicial para a condução de negócios. Neste contexto, plataformas de ERP podem ajudar, ao agregar e distribuir dados de maneira eficiente.

É recomendado um investimento adequado e priorizado para ter os melhores recursos e práticas do mercado na sua gestão financeira.Afinal, é esta gestão que vai possibilitar à sua empresa maior sucesso.

2.Adote uma padronização

Nenhum gestor consegue acompanhar de perto, o tempo inteiro, o funcionamento e o trabalho de cada equipe. Por isso, a criação de processos padronizados é importantíssima. Esta prática garante estabilidade ao fluxo de trabalho e permite uma auditoria mais clara em termos de resultados.

3.Mantenha sua equipe alinhada com os objetivos

Alguns líderes têm ressalvas referentes ao compartilhamento de informações, principalmente quando tais dados envolvem o desempenho financeiro de sua empresa. Para mobilizar uma equipe, contudo, não há estratégia melhor do que a transparência. Por isso, mantenha o seu time informado.

Não é necessário abrir planejamentos estratégicos, ou mesmo números muito detalhados sobre a empresa, mas sim manter todos atualizados sobre o cenário atual, suas tendências e os objetivos e metas a serem perseguidos. Isso costuma colocar toda a equipe alinhada num mesmo objetivo e trabalhando em uma mesma direção.

4.Olhe para o futuro

Para trabalhar com fluxo de caixa é preciso manter o controle no presente, aprendendo com as experiências passadas e voltando o seu olhar para o futuro. Ao analisar demonstrativos estratégicos e histórico de negócios, unidos ao controle da carteira de pedidos e a projeções de demanda, sua empresa será capaz de projetar investimentos e se preparar para possíveis percalços no caminho.

8 dicas de gestão financeira para líderes empresários

Uma empresa mostra-se mais controlada financeiramente quando gastos com folhas de pagamento não ultrapassam entre 30% e 40% do faturamento, por exemplo. Por isso, a projeção de novas contratações (quando necessárias) é um dos fatores que deve estar presente na projeção do fluxo de caixa.

É claro que imprevistos acontecem e uma empresa que investe tempo na preparação de cenários estará preparada para responder mais rapidamente a esses imprevistos. Quando acontecerem, sua empresa precisa estar preparada para recorrer a soluções que vão dar a ela o fôlego necessário para o desenvolvimento e crescimento dos negócios.

5.Tenha clareza sobre o equilíbrio do seu caixa

O conhecimento sobre as condições de equilíbrio de seu fluxo de caixa é uma  habilidade importantíssima. Esta visão permite uma gestão que mantenha a empresa em equilíbrio e  competitiva no mercado, pois dá clareza sobre os passos que se pode dar com segurança, com utilização inteligente de capital, seja próprio ou de terceiros.

A utilização de capital de terceiros é também uma solução inteligente para buscar o equilíbrio do fluxo de caixa num momento de crescimento vigoroso da demanda, ou mesmo de recuperação de momentos com menor demanda. Nesse sentido,  soluções que injetam capital imediato, como a antecipação de recebíveis, são ideais.

6.Aceite que você não é infalível

Mesmo com todo cuidado no planejamento e execução de suas estratégias, os erros ocorrem, pois são parte inerente do mundo real. É preciso encarar equívocos como um aprendizado e extrair deles as melhores soluções e inovações para o seu negócio.

Ao errar, sua empresa terá em mãos uma oportunidade de aprimoramento exponencial, e tudo o que você precisará fazer é aproveitá-la. Ao ganhar experiência, é muito improvável que você repetirá os mesmos erros no futuro.

Errar na gestão do fluxo de caixa também faz parte de qualquer negócio, e em algum momento acontece, mas as soluções no mercado se multiplicam para apoiá-lo nesses momentos e dar a volta por cima.

Carregando...