Blog

FIDCs expandem atuação como alternativa a linhas de crédito tradicionais

Conheça as principais vantagens de negociar com um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e descubra se este é o melhor negócio para a sua empresa. Nessa época de crise que estamos passando, e diante de um novo cenário de recuperação da economia brasileira, taxa Selic nos patamares mais baixos da série histórica e […]

Leia também

Conheça as principais vantagens de negociar com um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e descubra se este é o melhor negócio para a sua empresa.

Nessa época de crise que estamos passando, e diante de um novo cenário de recuperação da economia brasileira, taxa Selic nos patamares mais baixos da série histórica e inflação sob controle, o mercado de crédito segue inovando para oferecer soluções adequadas ao mercado.

A busca por soluções em linhas de crédito é uma necessidade na retomada das atividades econômicas, e as empresas usualmente precisam desse crédito para crescer, comprar matéria-prima e insumos de produção. Uma das práticas mais recorrentes trata-se da negociação com bancos. Outras alternativas, contudo, surgiram no mercado financeiro na última década, e centenas de empresas já perceberam suas vantagens.

A antecipação de recebíveis por meio de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) é uma destas alternativas e neste artigo você vai entender como ela funciona na prática.

O que é um FIDC?

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) foram criados pela instrução 356. Direitos creditórios, nada mais são do que créditos que determinada empresa tem a receber de seus clientes. Os FIDCs, portanto, compram tais títulos com o direito de receber os pagamentos das dívidas securitizadas.

FIDCs expandem atuação como alternativa a linhas de crédito tradicionais Conheça as principais vantagens de negociar com um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e descubra se este é o melhor negócio para a sua empresa

A instrução 356 que regulamenta a atuação dos FIDCs no Brasil foi publicada no Diário Oficial da União em 2002. O órgão responsável pela atuação destes fundos de investimentos é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia, que por sua vez responde ao Conselho Monetário Nacional (CMN).

Aumento da procura pelos FIDCs

De acordo com dados da consultoria Uqbar,(Tentei acessar e diz que a página não existe)  no primeiro trimestre deste ano os FIDCs apresentaram um alto volume de emissões, equivalente a R$ 24,7 bilhões. Se comparado com o mesmo período do ano passado, este valor representa um crescimento de 125%. Tais dados comprovam o avanço expressivo do mercado e diversos fatores contribuem para este cenário.

A atuação ativa da Comissão de Valores Mobiliários como órgão regulador certamente tem sua parcela de contribuição no aumento da busca pelos FIDCs, devido ao fortalecimento do caráter de segurança em transações.

FIDCs expandem atuação como alternativa a linhas de crédito tradicionais Conheça as principais vantagens de negociar com um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e descubra se este é o melhor negócio para a sua empresa

Dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) apontam que o patrimônio líquido dos FIDCs alcançou R$ 113,3 bilhões no final do último ano, alta de 2,2% em relação ao observado no mês de novembro de 2018. Até o final deste ano, a previsão é que o mercado dos FIDCs cresça acima de 10%.

Por que optar pelas soluções oferecidas por um FIDC?

Por intermédio de operações realizadas por um Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, a sua empresa conseguirá equilibrar o fluxo de caixa com a antecipação de recebíveis.

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que serve para acelerar o seu negócio, viabilizando investimentos na atividade principal de sua empresa. Diferente de um empréstimo, esta operação não retira dinheiro do seu fluxo de caixa, mas injeta capital, antecipando os recurso

Carregando...