Blog

4 dicas para garantir capital de giro para o seu negócio

Capital de giro é fundamental para a estabilidade de sua empresa, mas como controlar e administrar o seu capital de giro corretamente? Neste post separamos 4 dicas que irão te ajudar a garantir a estabilidade do seu negócio. Confira!

Leia também

Gerenciar recursos próprios e de terceiros para manter o capital de giro equilibrado é um dos principais desafios da gestão financeira das empresas. Essa prática garante a sustentabilidade do negócio e a ordem de despesas operacionais. Portanto,com a previsibilidade de seu capital de giro, é possível fazer um planejamento mais “pé no chão”, para honrar os compromissos de sua empresa em dia da forma mais inteligente.

Como controlar e administrar o capital de giro corretamente? Neste post separamos 4 dicas que irão te ajudar a garantir capital de giro para o seu negócio. Acompanhe.

1. Dê olho na liquidez

A liquidez de seus recebíveis deve ser gerenciada de modo a garantir recursos para honrar os compromissos de sua empresa. Neste caso, se você precisa financiar maiores prazos de pagamento com seus clientes, pode manter a liquidez em datas mais convenientes através da antecipação de recebíveis (também conhecida como troca de títulos ou desconto de duplicatas).

2. Inadimplência

É importante ficar atento ao índice de inadimplência das contas a receber. Manter o bom relacionamento com clientes em atraso ou inadimplentes é imprescindível para aumentar suas chances de uma boa negociação.

A melhor forma de resolver esta situação é por meio de um compromisso negociado de forma amigável, pois seu cliente pode estar passando por dificuldades e você será visto como um parceiro nesta ocasião e nas futuras. No entanto, caso o sinal vermelho seja acionado, é preciso agilidade e adotar medidas como:

  • cobrar diretamente o cliente
  • providenciar o cadastro do devedor no SPC ou Serasa
  • e cobrar o valor judicialmente (se a dívida se prolongar).

3. Tecnologia

A transformação digital já faz parte de todos os negócios. Atualmente, existem muitas opções de softwares que proporcionam mais agilidade aos procedimentos, melhorando o controle das notas fiscais, contas a pagar e a receber, controle de estoques e expedição de mercadoria, entre outras funcionalidades. Afinal, tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado!

A tecnologia pode ser utilizada para favorecer o controle de seu capital de giro ao passo que te fornece informações instantâneas para a tomada de decisão. Por meio de ferramentas e softwares, sua empresa pode buscar recursos para cumprir compromissos, seja baixando dinheiro das reservas próprias da empresa, ou buscando junto a terceiros, como um FIDC, por exemplo.

4. Antecipação de recebíveis

O ideal é que o pagamento de fornecedores esteja sempre alinhado com o recebimento dos clientes para garantir o capital de giro. Contudo, é possível que o modelo de negócios de sua empresa já tenha um desencaixe previsto ou imprevistos podem ocorrer. A Antecipação de Recebíveis é uma ótima opção, em ambos os casos, pois injeta capital no seu fluxo de caixa, sem impacta-lo diretamente, como no caso de empréstimos bancários.

Para equilibrar seu capital de giro, fale com a Taipa

Uma boa gestão financeira é essencial para manter o capital de giro controlado. Nessa tarefa, também é importante contar com parceiros que ofereçam soluções nos momentos de necessidade.

A Taipa oferece operações de antecipação de recebíveis personalizadas para cada tipo de negócio. Nossa forma de trabalho é totalmente comprometida com nossos clientes, conectando estratégias com as melhores soluções e facilitando as negociações de acordo com o perfil de cada empresa.

Chega de soluções quadradas e pré-formatadas, na Taipa você conta com a flexibilidade de propostas diferenciadas e criadas de acordo com cada negócio. Nosso objetivo é garantir toda a segurança e transparência necessárias para o desenvolvimento dos seus negócios e a tranquilidade na gestão de seu fluxo de caixa.

Carregando...