Blog

Antecipação de recebíveis: o que é e quando utilizar?

A antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que tem se popularizado entre empresas dos mais diferentes portes no Brasil. Exemplo disso são os números. Em 2020, aproximadamente um terço do volume de crédito do mercado financeiro brasileiro foi gerado pela antecipação de recebíveis, um crescimento de 25% na procura por esta modalidade em […]

Leia também

A antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que tem se popularizado entre empresas dos mais diferentes portes no Brasil. Exemplo disso são os números. Em 2020, aproximadamente um terço do volume de crédito do mercado financeiro brasileiro foi gerado pela antecipação de recebíveis, um crescimento de 25% na procura por esta modalidade em relação ao ano anterior.

Segundo especialistas, o aumento na procura é impulsionado pela perspectiva, ainda que tímida, de retomada da economia no cenário pós-pandemia. Isso tem feito empresas optarem pela antecipação devido à vantagem competitiva que ela entrega quando comparada a outras linhas de crédito. Se antecipar os recebíveis do seu negócio ainda é uma novidade para você, continue a leitura para entender o que é antecipação de recebíveis e quando ela pode ser útil para a sua empresa.

O que é antecipação de recebíveis?

De forma sucinta, a antecipação de recebíveis significa trocar os valores que sua empresa receberia numa data futura por um depósito à vista. Assim, você disponibiliza recurso no caixa mediante uma taxa aplicada sobre o valor do recebível.

Os recebíveis são os pagamentos que uma empresa tem a receber de seus clientes em troca de seus serviços ou produtos. Em geral, as instituições financeiras trabalham mais comumente com a antecipação de títulos performados, como são chamados os boletos, notas fiscais e duplicatas. Outras instituições, mais arrojadas, conseguem dar suporte a empresas com necessidades específicas de antecipação dos recebíveis de títulos ainda a performar, como contratos e pedidos formais.

Qual a diferença entre antecipar os recebíveis do negócio e realizar um empréstimo bancário?

Na antecipação de recebíveis, o empresário solicita o adiantamento de um montante já provisionado como receita futura mediante um deságio. Já com um empréstimo, é necessário considerar o pagamento das parcelas acrescidas de juros na projeção do fluxo de caixa, levando ainda em conta a utilização dos limites da rede bancária tradicional.

Quais as vantagens de antecipar os recebíveis do negócio?

Uma das maiores vantagens da antecipação de recebíveis é poder contar com um dinheiro que já é seu, sem recorrer a um crédito emergencial com juros altos, como cheque especial, por exemplo. Outras vantagens são:

  • menores taxas;
  • menores riscos;
  • maior liquidez para a empresa;
  • possibilidade de manter as finanças estruturadas;
  • aceleração empresarial.

Quando é melhor recorrer aos recebíveis e quando o melhor é realizar um empréstimo?

A melhor opção é sempre aquela que incorre em menos custos e riscos para a empresa. De forma geral, a antecipação de recebíveis traz mais segurança para o cliente e a instituição financeira.

O empréstimo, por sua vez, implica num esforço financeiro maior por trabalhar com taxas de juros mais elevadas. O risco de a empresa comprometer o seu fluxo de caixa tentando pagar o empréstimo é mais elevado. Sem uma boa administração, o empréstimo pode se tornar um novo problema para o gestor na tão temida “bola de neve”.

Logo, o empréstimo é a alternativa para aqueles que não possuem valores a receber, mas que precisam manter as contas em dia ou “apagar incêndios” na gestão financeira do negócio. Porém, o empreendedor precisa ter cuidado e avaliar muito bem as alternativas de empréstimo, dando esse passo apenas se houver a certeza do pagamento da dívida.

Por que contar com a Taipa como parceira de negócio?

A Taipa se tornou um dos maiores fundos da Região Sul do Brasil ao operar modalidades exclusivas de antecipação de recebíveis, além de ofertar vantagens diferenciadas. É o caso da antecipação de recebíveis de sacados que pagam somente via depósito ou sacados que não pagam boletos de terceiros.

Para se especializar no atendimento a médias e grandes empresas, a Taipa delineou um portfólio arrojado de soluções financeiras. Com ele, oferta operações que apoiam empresas dos mais diversos segmentos em busca do reequilíbrio financeiro ou de capital para crescer.

Na Taipa, toda a operação é digital e centralizada para que, vencidas as etapas de abertura de cadastro e liberação do limite de crédito, o cliente possa ter acesso ao crédito no mesmo dia em que a operação é solicitada.

Seja qual for o modelo de operação escolhido, o segredo está no controle detalhado do fluxo de caixa, que permite um bom planejamento para honrar as contas e garantir a saúde financeira da empresa. Antes de escolher a fonte do recurso a ser injetado no caixa, cabe ao gestor avaliar as alternativas e dimensionar como cada uma delas se enquadra no fluxo de caixa do negócio. Neste post, falamos sobre os 4 passos para desenhar um fluxo de caixa projetado e como esta é uma ferramenta útil para a gestão financeira da empresa.

E para saber mais sobre as modalidades de antecipação de recebíveis ofertadas pela Taipa e conhecer qual delas se enquadra melhor para a sua empresa, solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas clicando aqui.

Carregando...