Blog

Apesar de instabilidade econômica, empresas de Santa Catarina projetam crescimento

De janeiro a maio deste ano, o estado alcançou volumes de produção superiores à média nacional. Conheça os fatores que estão contribuindo para tal desempenho e descubra como a sua empresa pode embarcar nessa maré de bons negócios.

Leia também

O cenário econômico nacional não é tão promissor quanto se esperava e tal situação tem mexido com os ânimos de empresários e consumidores. De acordo com dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou uma variação positiva de 0,4% no segundo trimestre de 2019, em comparação com o trimestre anterior. Com este desempenho o país evitou de entrar em uma recessão técnica, mas as projeções atuais de crescimento apontam valores bem inferiores às projeções do início do ano.

Frente a este quadro pouco favorável, contudo, os catarinenses têm motivos para manter o otimismo. Nos cinco primeiros meses deste ano, a indústria de transformação no estado obteve 3% de crescimento em volume de produção, contra a retração média nacional de 2,7%. Conheça outros fatores que estão movendo Santa Catarina para frente e avalie o melhor momento de investir.

Recorde na abertura de vagas de emprego

O ciclo de transformação e recuperação econômica de uma empresa ou país está intrinsecamente conectado. Por essa razão, fatores como a alta produtividade impactam diretamente em índices de geração de emprego e renda.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a geração de empregos em julho deste ano foi a melhor para o mês em Santa Catarina, desde 2010. Além disso, de janeiro a maio a indústria do estado apresentou um saldo positivo de 29,5 mil vagas de emprego. Este foi o segundo maior saldo do país, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem população seis vezes maior que a de Santa Catarina.

Saldo positivo em vendas

No fechamento de 2018 a indústria de Santa Catarina já havia alcançado índices positivos com a alta em vendas de 12,2%, no comparativo com o ano anterior. Ao longo de 2019, parece que o cenário será ainda mais promissor. As vendas neste ano, no total acumulado, já somam alta de 6,3%.

Levando em consideração os dados até o mês de maio, os maiores crescimentos foram registrados nos setores de produtos de metal (20,8%), informática e eletrônicos (19,3%) e em veículos, reboques e carroceria (13,6%).

Recorde na abertura de empresas

Outro índice que serve como parâmetro para a retomada da economia é o número de abertura de empresas e mais uma vez Santa Catarina ocupa uma posição de destaque. De acordo com dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o estado registrou recorde de novos negócios no primeiro trimestre deste ano, com 34,8 mil empresas constituídas. O crescimento de quase 30%, em relação à média do ano anterior, é o maior dos últimos três anos.

Apesar de instabilidade econômica, empresas de Santa Catarina projetam crescimento

Vem mais investimentos por aí

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre com números a comemorar. Está confirmada, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a entrada de 5,6 bilhões em investimentos no estado, que irão gerar 12.846 empregos diretos e indiretos. Tais números refletem o bom ritmo da economia catarinense e a prospecção de resultados mais favoráveis.

Como embarcar nesse crescimento?

De acordo com o economista Henrique Reicherd, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), índices como a inflação, taxa de juros e câmbio estáveis, estão favorecendo os investimentos. Tal cenário coloca as empresas catarinenses em posição de vantagem nacional e abre um leque de oportunidade para o crescimento e desenvolvimento de negócios.

Para aproveitar o embalo da economia regional, basta ficar de olho nas oportunidades e não deixá-las escapar. Se a sua empresa precisa de recursos para tirar do papel um grande projeto, sem comprometer o fluxo de caixa, já pensou em recorrer para a antecipação de recebíveis?

Por meio desta linha de crédito, sua empresa poderá antecipar recursos aos quais já tem direito, com a possibilidade de investí-los em produção, compra de matéria-prima, folha de pagamento e outros setores. Saiba mais e coloque em prática os investimentos que a sua empresa precisa para crescer.

Carregando...