Blog

Passo a passo para a antecipação de recebíveis

Muitas empresas já perceberam que a antecipação de recebíveis pode ser a solução ideal para o equilíbrio de seu fluxo de caixa. Já pensou em investir em antecipação de recebíveis, mas não sabe por onde começar? Confira o passo a passo com a Taipa.

Leia também

Muitas empresas já perceberam que a antecipação de recebíveis pode ser a solução ideal para o equilíbrio de seu fluxo de caixa. De acordo com dados do Banco Central, em 2018 o mercado de crédito voltou a crescer. O saldo de crédito do país aumentou 5,5% no ano, alcançando R$3,3 trilhões em dezembro, e parte das operações responsáveis por esse aumento compreendem antecipações de recebíveis.

O que ainda leva empresas a não aproveitarem essa oportunidade, contudo, são dúvidas relativas às etapas necessárias para realizar esse tipo de operação. Por essa razão, a Taipa preparou um passo a passo para a antecipação de recebíveis. Aqui você vai encontrar todas as informações que precisa para começar a solucionar seus problemas com fluxo de caixa.

Recursos de terceiros para equilibrar o fluxo de caixa são buscados, quando o capital próprio da empresa precisa ser direcionado para investimentos ou precisa estar priorizado para folha de pagamento, só para dar alguns exemplos. Assim, o capital de terceiros via antecipação de recebíveis cai como uma luva para aquela compra de matéria-prima necessária para atender aos pedidos de clientes, ou mesmo para cobrir algum imprevisto.

Passo 1 – Definição do destino desse dinheiro

Definir a aplicação correta do recurso obtido através da antecipação de recebíveis é um excelente começo para tudo dar certo. Planejamento é a palavra-chave e irá guiar a sua empresa ao longo deste processo. O valor a ser antecipado deve ser aplicado no ciclo produtivo de sua empresa, preferencialmente nas atividades fim (core business), como compra de matéria-prima, pagamento de folha de funcionários, negociação de maiores prazos com clientes, ou negociações à vista com fornecedores para obtenção de descontos. Todas elas são válidas, mas precisam ser devidamente previstas.

Passo 2 – Escolha do parceiro financeiro

Com um objetivo definido, você precisa decidir a qual parceiro financeiro recorrer para auxiliá-lo neste processo. A antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito oferecida por Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), bancos, securitizadoras e factorings. Os títulos (notas fiscais, duplicatas, cheques, entre outros) são repassados a essas instituições e o dinheiro é pago no mesmo dia para a sua empresa.

Passo a passo para a antecipação de recebíveis

Passo 3 – Fornecimento de informações para análise cadastral e de crédito

Depois da escolha do parceiro financeiro que fará a antecipação de recebíveis, chegou a hora de você enviar as informações de sua empresa para análise cadastral e de crédito. Geralmente, os documentos e dados solicitados por essa instituição compõem o famoso “kit banco”. Esse pacote é formado por balanço/DRE dos últimos exercícios, relação de faturamento, posição de endividamento, documentos cadastrais como contrato social (ou estatuto no caso das S.A.), e documentos dos sócios e representantes legais.

Com base nesses documentos e informações, a instituição procederá com as análises e irá informar sobre a aprovação de crédito, seus limites, taxas de deságio e demais condições de atendimento.

É preciso ter em mente que todos os dados fornecidos à instituição que antecipará  os recebíveis são criteriosamente analisados. Neste caso, a antecipação pode, ou não, ser aprovada.

Passo a passo para a antecipação de recebíveis

Passo 4 – Elaboração do contrato de cessão de direitos creditórios

Caso o cadastro de sua empresa seja aprovado, a próxima etapa é a elaboração de um contrato de cessão de direitos creditórios. É este documento que irá conceder à instituição financeira a autorização para antecipar recebíveis de sua empresa.

Passo 5 – Envio dos títulos para a operação de antecipação

Agora que tudo está pronto, é só começar a realizar as operações. A partir desse ponto, sua empresa já pode enviar títulos para antecipação de forma rotineira, com os valores a serem antecipados. Na Taipa, esta parte do processo acontece de forma muito transparente, ágil e prática, já que todos os documentos são enviados por meio de uma plataforma online. Os valores antecipados são depositados na conta corrente da empresa no mesmo dia e ficam disponíveis para uso.

Outra vantagem da realização deste processo com a Taipa, é a isenção de pagamentos de taxas de adesão, de abertura de cadastro, de contrato ou outros valores não relacionados estritamente à operação de antecipação.

A Taipa é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) que oferece ao mercado as mais inovadoras soluções em antecipação de recebíveis, de maneira ágil, segura e transparente.  Fornecemos ao mercado soluções que facilitam o seu dia-a-dia, conferindo transparência e comodidade para conferência de operações. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Carregando...