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5 estratégias práticas que ajudam empresas de transportes a prevenir o desencaixe financeiro

Desencaixe financeiro é um termo usual entre gestores de negócio que denomina o processo de descompasso entre as entradas e saídas de recursos financeiros. Neste cenário de desequilíbrio, a empresa se vê impossibilitada de honrar as contas devido ao caixa vazio. Por se tratar de uma operação de alto grau de complexidade e que demanda […]

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Desencaixe financeiro é um termo usual entre gestores de negócio que denomina o processo de descompasso entre as entradas e saídas de recursos financeiros. Neste cenário de desequilíbrio, a empresa se vê impossibilitada de honrar as contas devido ao caixa vazio.

Por se tratar de uma operação de alto grau de complexidade e que demanda controle minucioso, o desarranjo financeiro entre empresas de transportes é comum e acaba por prejudicar o desempenho do negócio como um todo. Custos não previstos com juros e multas por recolhimento vencido de tributos ou faturas de fornecedores estratégicos, abalos no clima organizacional por atrasos na folha de funcionários ou incapacidade financeira para manutenção ou renovação da frota são alguns exemplos dos impactos imediatos do desencaixe na operação.

Antes que o gestor se veja impelido a recorrer a modalidades de crédito com juros impraticáveis, como o cheque especial, a Taipa reuniu 5 estratégias práticas que ajudam empresas do setor de transportes a melhorarem sua gestão, evitando o desencaixe financeiro. Continue a leitura e confira!

  1. Conheça exatamente quanto custa a sua operação

Para estar apto a antever cenários que previnam crises na gestão financeira é preciso saber ‘onde cada calo aperta’. E isso implica conhecer em detalhes quanto custa a sua operação, acompanhando de perto as entradas e saídas de recursos da empresa.

O retrato deve ser mensal, prazo que fornece ao gestor tempo hábil para tomar medidas corretivas e de melhoria na administração das finanças e dos recursos. Entre os custos operacionais mais recorrentes, destacam-se o preço dos combustíveis e de pedágios (preferencialmente projetando alterações que impactem na precificação do serviço), seguro da carga e da frota, manutenção preventiva e corretiva dos veículos, folha de pagamento, gastos fixos, armazenagem, reentrega e devolução de mercadorias.

A dimensão exata dos custos operacionais dá ao gestor condições de precificar o frete e enxergar exatamente sua margem de lucro ideal. Do contrário, de que adiantaria aumentar as vendas se a lucratividade do negócio é desconhecida?

  1. Invista em tecnologia para automatizar a gestão financeira do negócio

Se sua empresa alcançou uma movimentação importante, é de se pensar em modernizar o controle financeiro do seu negócio para além das planilhas Excel. Atualmente, o mercado dispõe de uma grande diversidade de ferramentas de gestão financeira e certamente haverá alguma apropriada para o porte do seu negócio.

Especificamente para o segmento de transportes, os gestores já encontram softwares que automatizam o controle dos gastos por veículo, calculando os custos com combustível, pedágio, manutenção, multas e outros itens que afetam o valor final da operação.

  1. Avalie a possibilidade de terceirizar seu financeiro

Uma opção que vem se difundindo entre empresas com equipes financeiras reduzidas ou sem um responsável financeiro é a terceirização da gestão financeira, chamada de BPO (Business Process Outsorcing). Entre as principais atividades de um BPO Financeiro está a conciliação das entradas e saídas do negócio, gerenciamento do pagamento a fornecedores, folha de pagamento e emissão de notas fiscais e documentos de cobrança.

  1. Faça uma boa gestão de documentos

Manter os documentos financeiros e fiscais do negócio organizados otimiza o tempo e faz muita diferença no dia a dia do gestor.

Em seu livro “Empresas feitas para vencer”, o estudioso sobre gestão de negócios Jim Collins fala sobre a importância da cultura da disciplina para prosperidade de uma empresa. A disciplina financeira encurta o caminho para a excelência e está intimamente ligada com a capacidade de uma empresa em organizar seu conhecimento, suas práticas e, porque não dizer, seus documentos! Saiba onde achar o que procura e verá que a rotina financeira do seu negócio lhe permitirá identificar muitos erros antes mesmo que eles ocorram.

  1. Renegocie prazos, adiante pagamentos com cliente ou antecipe os recebíveis do seu negócio

Agora, se você chegou a esse artigo porque já vive um momento de desencaixe financeiro, talvez seja hora de lançar mão de estratégias de curto prazo, como renegociar os vencimentos com seus fornecedores ou pleitear antecipações pontuais de pagamentos com sua carteira de clientes.

Outra forma bastante utilizada por empresas de transportes para reequilibrar o fluxo de caixa é antecipação de recebíveis com lastro em contratos e pedidos formais. Nesta modalidade de operação, a empresa antecipa uma parte do valor do contrato antes do faturamento, podendo destinar o recurso para reestabelecer a saúde financeira do negócio.

A vantagem neste tipo de operação financeira é que a antecipação de recebíveis não retira o dinheiro do fluxo de caixa para pagamento de parcelas de empréstimo. Pelo contrário, a operação injeta capital num momento em que a empresa necessita de recursos para se reestruturar, antecipando recursos aos quais a empresa já tem direito, numa operação isenta de IOF e que não utiliza os limites da rede bancária tradicional.

Neste post, preparamos o passo-a-passo para antecipação de recebíveis se você busca uma solução para equilibrar seu fluxo de caixa ou acelerar o crescimento da sua empresa de transportes.

Você sabia que a Taipa antecipa os recebíveis de sacados que não pagam boletos de terceiros ou, então, pagam somente via depósito? Solicite um atendimento personalizado para que um de nossos especialistas possa identificar a operação mais adequada conforme o perfil da sua empresa. Contate um de nossos agentes agora mesmo clicando aqui.

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