Blog

Como a capacidade ociosa da produção impacta as finanças da sua empresa?

Empresas que possuem a produção de insumos e produtos como parte de seu negócio sabem como é importante garantir um planejamento detalhado para que todos seus recursos sejam utilizados da melhor maneira possível, o que impacta diretamente nos resultados financeiros. Parte do planejamento produtivo é entender claramente as capacidades da fábrica e o que está […]

Leia também

Empresas que possuem a produção de insumos e produtos como parte de seu negócio sabem como é importante garantir um planejamento detalhado para que todos seus recursos sejam utilizados da melhor maneira possível, o que impacta diretamente nos resultados financeiros.

Parte do planejamento produtivo é entender claramente as capacidades da fábrica e o que está sendo aplicado ou não. Muitas vezes se observa um cenário onde o nível de produção alcançado acaba não sendo o esperado conforme o resultado financeiro que se espera.

Assim, o que se busca entender é a capacidade ociosa do negócio, conceito amplamente usado para entender o que seu negócio poderia produzir, comparado ao que foi efetivamente alcançado.

Confira abaixo mais detalhes para você entender o que é a capacidade ociosa, como calculá-la e algumas dicas que podem te ajudar a reduzir esse índice!

O que é a capacidade ociosa?

A capacidade ociosa é um índice de desempenho do chão de fábrica que permite aos gestores compreender, considerando períodos específicos, o resultado comparativo entre sua capacidade máxima e quanto está efetivamente produzindo.

Ela é muito relevante porque dá uma visão clara do desuso dos recursos disponíveis na empresa que poderiam contribuir para aumentar a produção e, consequentemente, as vendas.

Todos os recursos, seja de insumos, máquinas e colaboradores, acabam se tornando um custo para a empresa quando não são aproveitados corretamente, o que se reflete em sua condição financeira ou até no preço de produtos.

As consequências em ter esses ativos parados pode ser a curto, médio ou longo prazo dependendo do segmento e do cenário da organização. Saber esse índice permite desenvolver estratégias que melhorem o desempenho do negócio e evitem perdas e prejuízos financeiros.

Mais à frente nesse conteúdo falaremos sobre alguns pontos que podem ser aplicados no negócio para combater a capacidade ociosa e aproveitar melhor tudo o que a empresa tem disponível para gerar mais lucro.

Impactos da capacidade ociosa na empresa

A métrica de capacidade ociosa na empresa, como comentamos acima, impacta principalmente nas questões financeiras do negócio. Com o resultado calculado, o que você compreende é exatamente o valor bruto de desperdício do capital ligado ao chão de fábrica.

Além de impactar a empresa financeiramente, a capacidade ociosa gera prejuízos relacionados a máquinas que, por estarem paradas, podem também sofrer alguns danos físicos pela falta de uso ou manutenção, o que acaba gerando ainda mais gastos.

Isso foi um fato muito ocorrido, por exemplo, no ápice da pandemia de Covid-19 quando empresas tiveram que passar períodos com grande porcentagem de capacidade ociosa. Esse cenário foi tão amplo que o PIB brasileiro teve queda de 15,4% no segundo trimestre de 2020, segundo análise da Fundação Getúlio Vargas.

Diante dessa situação, as empresas devem utilizar o cálculo de capacidade ociosa também para impactar suas decisões sobre qual ação tomar com visão estratégica apurada, já que demitir operadores e vender máquinas não é sempre a melhor solução.

Isso porque períodos como o da pandemia, dentre outros cenários, passam e podem mudar com rapidez, voltando a exigir uma demanda maior da empresa. Caso ela tenha optado por demissões e vendas de equipamentos, ter que investir para aumentar sua capacidade instalada pode gerar ainda mais custos.

Assim, é essencial uma visão de futuro para que os recursos sejam geridos com planejamento estratégico de forma que otimizem a operação do negócio de forma inteligente, achando saídas mais vantajosas conforme suas características particulares.

Como calcular a capacidade ociosa do negócio?

Para realizar o cálculo de capacidade ociosa de seu chão de fábrica deve-se considerar uma apuração precisa, em um período, dos gastos fixos envolvidos no negócio e do processo produtivo e subtrair desse total o que foi realmente produzido.

Assim, a fórmula usada é:

Capacidade ociosa = custos – receitas

Dicas para minimizar a capacidade ociosa na empresa

Como você compreendeu até aqui, a capacidade ociosa reflete em custos que devem ser minimizados para que o resultado financeiro do negócio seja mais atrativo, reduzindo o encarecimento do processo produtivo. Abaixo listamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo, confira:

Tenha metas de produtividade bem definidas

Aqui, o objetivo principal é aumentar a produtividade das equipes. As metas de produtividade e os resultados alcançados fornecem dados que permitem que você crie projeções realistas de cenários futuros de tempo de produção, evitando investimentos desnecessários para subir as demandas.

Uma forma muito usada para compreender a produtividade real dos colaboradores e saber o custo de fabricação é usar o apontamento de produção, que envolve dados como tempo de trabalho das pessoas, capacidade técnica dos times, eficiência de produção e do almoxarifado, dentre outros.

Ofereça treinamentos regulares

Realizar treinamentos regulares com os colaboradores da área é importante para que eles saibam aproveitar os recursos da empresa em seu máximo, ganhando agilidade nas funções e entregando o produto produzido com qualidade aperfeiçoada.

Isso é possível porque os treinamentos melhoram o conhecimento sobre as novidades do mercado, ensinam sobre o melhor manuseio das máquinas e ajudam com que eles desenvolvam suas habilidades.

Garanta trocas de máquinas e manutenções

Um ponto que pode afetar a capacidade ociosa é ter um chão de fábrica composto por máquinas ultrapassadas e que não cumprem com a capacidade instalada calculada.

Assim, é importante dar atenção ao estoque desses ativos para compreender se já é necessário realizar investimentos em novos equipamentos que contribuam para um melhor nível de produção.

Outro ponto que ajuda a manter a vida útil das máquinas é realizar manutenções periódicas e preventivas, garantindo que ela continue funcionando durante sua vida útil com o melhor desempenho alcançável.

Otimize os processos de produção

Os processos devem ter um acompanhamento constante para garantir que sejam executados da maneira mais produtiva possível, gerando o menor índice de perdas e de tempo.

Acompanhando de perto e otimizando os diferentes gargalos encontrados, a empresa melhora, e muito, seus níveis de produção.

Isso inclusive pode ser feito com a ajuda da tecnologia. Sistemas ERP, por exemplo, contribuem para melhoria na organização de processos e centralizam dados em um único local virtual, permitindo análises muito mais aprofundadas.

Esperamos que tenha ficado claro o que é a capacidade produtiva, como você pode calculá-la e como reduzir seu impacto no resultado financeiro do negócio!

Conheça as soluções da Taipa, uma empresa que oferece soluções e serviços financeiros de fluxo de caixa para seu negócio. Visite o site para saber mais ou solicite um atendimento personalizado para que um especialista identifique a operação mais adequada para sua empresa.

Carregando...