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Como controlar custos de armazenagem com eficiência

Para leigos, custos com armazenagem pode parecer algo simples e direto: são os custos relacionados ao armazenamento de produtos e matéria-prima de uma empresa, certo? A verdade é que este pilar vai muito além do simples armazenamento de itens.

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Os custos de armazenagem e estoque impactam diretamente o fluxo de caixa das empresas. Gerenciá-los adequadamente é uma importante missão de executivos e empresários atentos à saúde financeira de sua empresa e também sua competitividade. Manter um estoque otimizado e um fluxo de caixa equilibrado constitui um desafio que, muitas vezes, requer criatividade e bons parceiros estratégicos. Neste contexto, gerenciar bem todos os custos envolvidos na armazenagem de insumos de produção ou de produto acabado é um tema de grande relevância.

Quais são os principais custos?

O custo de armazenagem está relacionado aos gastos que uma empresa gera ao receber, movimentar, estocar e expedir produtos para seus clientes. Refere-se não somente aos itens produzidos pela empresa, mas também aos itens adquiridos como matéria-prima e insumos. Tais gastos são essenciais para o negócio e precisam ser calculados com precisão para não desequilibrar o fluxo de caixa ou mesmo chegar a ameaçar a lucratividade de sua empresa.

Como controlar custos de armazenamento com eficiência

As variáveis dos custos de armazenagem e estoque dependem muito dos tipos de insumos e produtos que você está estocando, da quantidade e volume de itens e do tempo de estocagem. De maneira geral, os principais custos são relativos a:

  • Transporte:  esse tipo de custo envolve a chegada de insumos de produção, no caso de uma fábrica, ou chegada de produtos, no caso de uma comércio de distribuição. Também envolve o manejo destes itens dentro de sua estrutura até a expedição de produtos acabados;
  • Estrutura: os custos são decorrentes do dimensionamento de espaço e estruturas adequadas para o tamanho da operação de sua empresa e de seu crescimento previsto. Envolve custos como aluguel, manutenção da estrutura, além de gastos operacionais, como contas de energia, água, segurança e demais itens necessários à operacionalização da empresa;
  • Tecnologia: para um funcionamento eficiente, é necessária a utilização de sistemas (softwares) que possibilitam otimizar o uso das estruturas e do próprio estoque. Assim, se incorre em custos com a aquisição, manutenção e uso dessas ferramentas;
  • Embalagens: qualquer item de estoque precisa ser armazenado em alguma embalagem individual ou em lote, que irá protegê-lo contra qualquer dano ou deterioração por ação do ambiente;
  • Mão de obra: como qualquer outro setor da empresa, o de armazenagem também precisa de mão de obra dimensionada e qualificada adequadamente à demanda.

Como controlar custos de armazenamento com eficiência?

Identificar e controlar os custos de armazenagem com eficiência é importante para a manutenção da saúde financeira de sua empresa. Tudo começa com o planejamento, já que a partir dele você poderá estimar os gastos mensais e seus impactos sobre seu fluxo de caixa.

Como controlar custos de armazenamento com eficiência

Ao utilizar técnicas que funcionem para sua empresa, você consegue otimizar espaços, preservar produtos por mais tempo e ter à mão tudo o que precisa. Reduzir o estoque a níveis mínimos necessários à manutenção de sua operação e do fornecimento aos seus clientes deve ser considerado para otimizar seus recursos e reduzir seus custos de armazenagem.

Onde buscar recursos para gerenciar sua necessidade de estoque?

Muitas vezes seu negócio necessita manter níveis seguros de estoque em matéria-prima ou de produto acabado, seja para garantir o ritmo da produção, seja para não atrasar entregas a clientes. Porém, é comum observar empresas que não contam com recursos financeiros próprios para sustentar os níveis de estoque necessários ou precisam priorizar a aplicação desses recursos em outras atividades. Dessa forma, a antecipação de recebíveis constitui uma ótima opção para garantir os estoques necessários à sua operação. A partir desta operação financeira, você traz para o momento presente os recursos que seus clientes disponibilizariam apenas ao final do prazo de pagamento negociado.

O que, a princípio se mostra como uma dificuldade, pode se converter em uma vantagem, pois o custo financeiro envolvido na operação de antecipação de recebíveis pode ser compensado com a negociação de compra de matéria-prima à vista, obtendo bons descontos junto a fornecedores. Assim, essa operação pode tornar-se até mesmo superavitária para sua empresa.

Optar por este tipo de operação de forma inteligente, transparente e ágil constitui uma vantagem competitiva para sua empresa e pode se converter em uma maneira moderna de gerenciar o impacto de seu estoque em seu fluxo de caixa. A Taipa possui soluções exclusivas e inovadoras para ajudar a você e sua empresa nessa modernização. Entre em contato conosco e saiba mais.

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