Blog

O que é Fluxo de Caixa Descontado e por que ele é importante

O universo financeiro disponibiliza diferentes métodos de avaliação para ajudar gestores no processo de tomada de decisão. Neste artigo, você poderá compreender melhor sobre o que é Fluxo de Caixa Descontado e por que ele é importante quando o assunto é investir na ampliação do seu negócio ou empreender em um novo projeto. Continue a […]

Leia também

O universo financeiro disponibiliza diferentes métodos de avaliação para ajudar gestores no processo de tomada de decisão. Neste artigo, você poderá compreender melhor sobre o que é Fluxo de Caixa Descontado e por que ele é importante quando o assunto é investir na ampliação do seu negócio ou empreender em um novo projeto. Continue a leitura!

O que é Fluxo de Caixa Descontado

O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é um método de avaliação usado para estimar o valor de uma empresa, projeto ou ativo com base em seus fluxos de caixa futuros esperados. A análise do FCD tenta descobrir o valor presente com base nas projeções de quanto dinheiro ele irá gerar no futuro.

Esse é um método de avaliação versátil. Além de ser usado por investidores antes de decidir investir em empresas ou ações, também é bastante empregado por gestores de empresas e controllers que querem fazer orçamento de capital ou tomar decisões quanto a despesas operacionais, como abrir uma nova fábrica ou adquirir mais maquinário, por exemplo.

É, portanto, o método de avaliação teoricamente mais correto disponível: o valor de uma empresa, em última análise, deriva do valor inerente de seus fluxos de caixa futuros para seus acionistas.

Receita que entra, despesa que sai

Em um exemplo simplificado, se um investidor compra um imóvel, no período de 5 anos, este investidor estima que o mesmo imóvel seja vendido por um valor superior ao que vale hoje. Mas essa não é a única receita – ou despesa – gerada pela propriedade.

Se a casa for utilizada para aluguel, o dinheiro entra. Se o investidor planeja uma reforma, o dinheiro sai. O fluxo de caixa descontado é aplicado para auxiliar investidores a descobrirem qual será o valor futuro do fluxo de caixa daquele bem, empresa, projeto ou investimento.

Portanto, a fórmula levará em consideração o custo inicial, o custo anual, a receita estimada e qualquer período de manutenção necessário.

Prós e contras de usar o Fluxo de Caixa Descontado

O Fluxo de Caixa Descontado possivelmente está entre as técnicas de avaliação mais amplamente utilizadas. A razão disso se deve aos seus fundamentos teóricos e sua versatilidade, visto que pode ser aplicado a uma diversidade de cenários. O Fluxo de Caixa Descontado é usado por bancos, profissionais de finanças e de desenvolvimento de negócios, e amplamente empregado por acadêmicos de gestão.

No entanto, como em toda metodologia, o Fluxo de Caixa Descontado também tem suas vantagens e desvantagens. Vamos conhecer quais são elas.

Vantagens do FDC

Se o analista estiver seguro de suas suposições e projeções, este é o método mais completo e acautelado.

Não é influenciado de forma significativa por condições de mercado temporárias ou por fatores não-econômicos.

Desvantagens do FDC

A principal limitação do FCD é que ele requer muitas suposições e pode, portanto, variar em uma ampla gama de resultados.

A análise requer dados significativos, incluindo dados sobre receitas e despesas projetadas, e é muito sensível às suas variáveis.

Como calcular o Fluxo de Caixa Descontado

Basicamente, o cálculo do Fluxo de Caixa Descontado é feito em três etapas.

Primeiro, você deverá prever os fluxos de caixa estimados, ou seja, entradas e saídas dos recursos do caixa da empresa. Em média, a faixa de tempo utilizada é de 5 anos para evitar que a falta de previsibilidade impacte negativamente na análise.

Em segundo, você precisará selecionar uma taxa de desconto, que em geral é calculada a partir dos riscos e custos de oportunidade.

Por fim, é necessário descontar os fluxos de caixa previstos até o período presente. Para isso, você pode utilizar uma calculadora financeira, uma planilha ou realizar o cálculo manualmente.

Ao fazer uma análise de FCD, há um check list bastante útil com uma sigla fácil de memorizar: CVS, de confirmar, validar e sensibilizar.

O CVS representa as tarefas de confirmar a precisão dos dados financeiros históricos; validar as principais suposições para as projeções e analisar a sensibilidade das variáveis que direcionam as projeções para construir uma faixa de avaliação.

Vale saber que essa se trata de uma versão bastante simplificada do método. A depender da complexidade do projeto, o cálculo do Fluxo de Caixa Descontado recebe novas variáveis.

Qual a fórmula para calcular o Fluxo de Caixa Descontado

A fórmula do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é igual à soma do fluxo de caixa em cada período dividido por 1 mais a taxa do Custo Médio Ponderado de Capital (da sigla em inglês WACC) elevado à potência do número do período.

Portanto:

FCD = (FC/(1+t)^1) + (FC/(1+t)^2) + (FC/(1+t)^3) + … + (FC/(1+t)^n)

Onde:

FC = Fluxo de Caixa no período

t = Taxa de juros ou taxa de desconto

n = o número do período

Fato é que não há uma resposta padrão e exata para projeções do Fluxo de Caixa Descontado. Mas há, certamente, a necessidade de ser cuidadoso ao fazer as suposições que servirão de base para as projeções. Afinal, é muito fácil alterar significativamente a avaliação de um FCD simplesmente alterando as premissas. Por isso, o cuidado minucioso com as entradas de dados é fator primordial.

Projetar o fluxo de caixa do negócio pode ser uma estratégia útil no processo. Neste artigo, separamos os 4 passos para você fazer o Fluxo de Caixa Projetado do seu negócio.

 

Carregando...