Blog

Perspectivas 2022: a importância de se antecipar frente aos desafios do cenário macroeconômico

Nesta segunda (25), o Banco Central divulgou seu relatório Focus, com dados levantados na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. O mercado elevou pela 29ª semana consecutiva a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além de prever uma alta menor da atividade econômica. Inflação A expectativa do mercado para […]

Leia também

Nesta segunda (25), o Banco Central divulgou seu relatório Focus, com dados levantados na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. O mercado elevou pela 29ª semana consecutiva a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além de prever uma alta menor da atividade econômica.

Inflação

A expectativa do mercado para a inflação subiu de 8,69% para 8,96% este ano. Para 2022, a previsão para inflação é de um acumulado de 4,40% para o ano, aumento de 0,22 ponto percentual (p.p.) ante o relatório da semana passada.

Selic

A projeção da taxa Selic ao final de 2021 foi elevada para 8,75%. A taxa básica de juros vinha se mantendo neutra por mais de um mês no Boletim Focus. Para o próximo ano, a Selic aumentou em 0,75 p.p., para 9,50%.

PIB

Pela primeira vez em 2021, a projeção do PIB, segundo o Focus, ficou abaixo dos 5%, com crescimento de 4,97% neste ano. A previsão de expansão também foi reduzida pelos economistas para 2022, caindo de 1,50% para 1,40%.

Um 2022 de desafios

Os números, portanto, têm apontado para um 2022 de desafios, que irá demandar dedicação do empresário para driblar as incertezas macroeconômicas. Além de um ajuste tático e estratégico para enfrentamento da turbulência, é importante que a liderança empresarial analise a estrutura de capital, em especial das dívidas.

Para ajudar nesse diagnóstico, o gestor deve responder a questões como “Qual dívida mais pressiona meu fluxo de caixa?”; “Como as dívidas podem afetar meu caixa no médio e longo prazo?”; “O Capital de Giro Líquido possibilita meu negócio operar sem desencaixes ou devo me antecipar buscando novas fontes de recursos?”.

Avaliando a necessidade de um parceiro financeiro

Antecipar-se à disponibilidade capital de giro ajuda o gestor a tomar decisões mais centradas em dados, recorrendo às soluções mais rentáveis para o negócio.

Frente a um cenário macroeconômico de maior instabilidade, a Taipa tem priorizado em seu atendimento consultivo a entrega de soluções personalizadas conforme a necessidade de cada negócio.

Desta maneira, o Fundo se posiciona como um parceiro financeiro preparado para acompanhar as demandas por capital de giro das empresas ao longo do próximo ano, com taxas e limites já pré-aprovados para facilitar a tomada de decisão do empresário.

A Taipa possui diversas soluções que se compatibilizam com empresas do ramo industrial, de comércio ou serviços. A começar pela antecipação de recebíveis de títulos performados, na qual são adiantados os recursos de serviços já executados. Nesta categoria se enquadram cheques, notas fiscais e conhecimentos de transporte eletrônico (CTes). Mesmo empresas inscritas em órgãos de restrição ao crédito poderão passar por análise para contar com uma alternativa rápida para prevenção ao desencaixe financeiro.

E, ainda, há a possibilidade da antecipação de recebíveis com lastro em contratos, na qual empresa adianta uma parte do valor do serviço que ainda será prestado. E caso o contrato seja de serviço recorrente, a antecipação poderá ser realizada periodicamente conforme as necessidades do negócio.

Além disso, a Taipa disponibiliza alternativas para empresas cujos sacados não pagam boletos de terceiros ou que pagam somente por depósito. Portanto, se você busca uma fonte de recursos para o capital de giro da sua empresa, poderá conhecer melhor as opções de produtos Taipa solicitando contato a um especialista agora mesmo por WhatsApp.

Carregando...