Blog

3 razões que explicam por que ter crédito aprovado na Taipa pode ser um bom negócio para sua empresa

Quando se fala em antecipação de recebíveis, alguns gestores ainda podem ter uma percepção negativa como sendo uma linha de crédito adotada apenas por empresas com maior endividamento ou sem crédito na rede bancária. A verdade é que, com o passar dos anos, essa modalidade de crédito foi sendo aprimorada pelas instituições financeiras a ponto […]

Leia também

Quando se fala em antecipação de recebíveis, alguns gestores ainda podem ter uma percepção negativa como sendo uma linha de crédito adotada apenas por empresas com maior endividamento ou sem crédito na rede bancária. A verdade é que, com o passar dos anos, essa modalidade de crédito foi sendo aprimorada pelas instituições financeiras a ponto de hoje ser utilizada por empresas que desejam equalizar seu fluxo de caixa ou investir no crescimento do negócio.

Se, no passado, adiantar os recebíveis de um negócio era algo “restrito” às empresas com saúde financeira debilitada, hoje se tornou uma operação modulável com uma diversidade de benefícios para diferentes segmentos. Neste artigo, apontamos três razões que explicam porque ter um limite de crédito aprovado na Taipa FIDCFundo de Investimento em Direitos Creditórios pode ser um bom negócio para a sua empresa também.

1. Desmistificando a burocracia

Em geral, FIDCs bem estruturados são capazes de realizar operações de antecipação de recebíveis de forma ágil e automatizada, com liberação do recurso na conta do cliente em até 24 horas da solicitação em sistema.

Este dado faz cair por terra a objeção de empresas que consideram o adiantamento de recebíveis um processo moroso. O que poucos sabem é que, passada a fase de cadastramento de documentos e análise de crédito com duração de aproximadamente 90 dias, a liberação do recurso em si é rápida e fica disponível pelo prazo de 12 meses.

Desta forma, as empresas que desejam contar com a antecipação de recebíveis no seu rol de linhas de crédito devem se planejar para realizar o processo com pelo menos três meses de antecedência. Fundos de Investimento em Direitos Creditórios costumam fornecer um atendimento consultivo sobre a documentação necessária e realizam a análise de crédito sem custo ou compromisso para o cliente. Isso significa adicionar às opções de crédito da empresa uma linha adicional, que pode ser crucial na hora de equilibrar o fluxo de caixa ou aproveitar uma nova oportunidade de mercado.

2. Crescer para investir ou investir para crescer?

Talvez você já tenha enfrentado um aumento inesperado na demanda ou o dilema de atender a um pedido urgente de cliente, mas se deparou com um caixa vazio para a compra de matéria-prima. E eis o impasse: aceitar novos clientes que viabilizem o crescimento do negócio ou preparar o negócio para crescer antes de ampliar a carteira?

Pensando nas alternativas, você poderia pedir pagamento à vista ao novo cliente? Certamente, mas isso lhe tira um importante diferencial competitivo: o prazo. Talvez pudesse recorrer a uma linha de crédito junto ao banco, destinando parte da nova receita ao pagamento das parcelas e juros. Porém, sua margem de lucro se veria reduzida.

É nessa hora que a antecipação de recebíveis começa a despontar como uma oportunidade para ativar o ciclo virtuoso do crescimento do negócio. Ao receber à vista os valores que sua empresa somente teria acesso no futuro, você viabiliza o atendimento ao novo projeto sem tirar o benefício do prazo do cliente, nem reduzir sua margem de lucro. Além disso, o adiantamento de recebíveis é uma operação isenta de IOF e que não utiliza do seu limite de crédito na rede bancária tradicional.

3. Estoque equilibrado

Gerenciar o abastecimento do estoque é fator elementar para manter a solidez do negócio. O cotidiano da gestão empresarial nos mostra, porém, que a realidade nem sempre é assim tão simples. Em tempos de crise de desabastecimento de insumos, quem tem dinheiro à vista ganha um passo à frente na negociação por melhores condições de preço e volume.

Muitos fornecedores beneficiam os compradores que pagam à vista, ofertando sua matéria-prima com valores reduzidos. A compra acaba se tornando uma ótima chance de melhorar sua margem futura. Neste caso, antecipar os recebíveis do negócio passa a ser um investimento, que lhe permitirá vender com margens de lucro capazes de superar as taxas operacionais relativas à operação de antecipação de recebíveis.

A Taipa se tornou um dos maiores fundos da Região Sul do Brasil ao estruturar um portfólio de soluções personalizadas de fluxo de caixa, como antecipação de parcelas de contratos, eventos de medição de obras de Construção Pesada, recebíveis de exportação, entre outros. Para saber mais sobre os serviços e soluções financeiras de fluxo de caixa oferecidos pela Taipa, acesse nossa página ou solicite o contato de um de nossos especialistas clicando aqui.

Carregando...