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10 estratégias para cobrar faturas pendentes com mais eficiência

Cobrar as faturas pendentes pode se tornar uma tarefa desgastante para qualquer empresa, sem contar o risco que a inadimplência representa para a saúde financeira do negócio. De forma geral, reduzir os débitos em aberto requer uma combinação entre medidas preventivas e reativas. Para ajudar nessa questão, separamos 10 estratégias para cobrar faturas pendentes com […]

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Cobrar as faturas pendentes pode se tornar uma tarefa desgastante para qualquer empresa, sem contar o risco que a inadimplência representa para a saúde financeira do negócio. De forma geral, reduzir os débitos em aberto requer uma combinação entre medidas preventivas e reativas. Para ajudar nessa questão, separamos 10 estratégias para cobrar faturas pendentes com mais eficiência e, assim, diminuir o risco para o negócio. Continue a leitura e saiba quais são elas.

  1. Melhore a triagem de crédito

Uma forma de reduzir a inadimplência é melhorar o processo de triagem de crédito. Isso pode ser feito avaliando o histórico de crédito de um cliente e sua capacidade de fazer pagamentos. Quanto mais informações uma empresa puder coletar sobre a situação financeira de um comprador, mais bem preparada ela estará para determinar o risco dele se tornar inadimplente.

  1. Estabeleça condições de pagamento claras

A definição clara das condições e prazos de pagamento pode ajudar os clientes a entenderem suas obrigações e a se manterem adimplentes. Certifique-se de que as condições de pagamento sejam comunicadas de forma clara e que eles recebam lembretes antes do vencimento.

  1. Construa um bom relacionamento

É essencial construir relacionamentos fortes com seus clientes para ajudar a criar um senso de lealdade e compromisso. Isso pode ser alcançado por meio de um atendimento personalizado, com uma comunicação frequente e assertiva, e demonstrando a disposição de sua empresa para apoiá-los em tempos difíceis.

  1. Estabeleça um processo de cobrança

Ter um processo de cobrança claro e consistente auxilia sua empresa a recuperar dívidas não pagas. Isso inclui enviar e-mails de lembrete, fazer ligações ou trabalhar com uma empresa especializada de cobrança. Certifique-se de que o processo seja justo e transparente e que os inadimplentes tenham ampla oportunidade de resolver dívidas pendentes.

  1. Seja assertivo na comunicação

É importante ser assertivo na comunicação com o cliente devedor, sempre de forma cordial e respeitosa. Enfatize a importância do pagamento da inadimplência e esclareça as consequências do não pagamento.

  1. Mantenha um cadastro atualizado

Antes de pensar na comunicação, no entanto, é fundamental contar com uma base de dados atualizados de seus compradores, com informações importantes como nome, endereço, telefone, e-mail e histórico de compras. Esse cadastro é fundamental para identificar compradores inadimplentes, bem como para informá-los sobre eventuais faturas em aberto.

  1. Ofereça planos de pagamento e faça acordos amigáveis

Oferecer planos de pagamento ou opções de parcelamento pode facilitar a gestão financeira do cliente, reduzindo seu risco de inadimplência. Considere oferecer planos de pagamento flexíveis que atendam às necessidades e faça acordos amigáveis, sempre levando em conta a realidade atual daquele cliente para que uma solução vantajosa para ambas as partes seja encontrada.

  1. Monitore a inadimplência

Verifique com frequência a inadimplência em seu negócio. Essa análise pode ser feita a partir de relatórios financeiros, que ajudam na tomada de decisões e aprimoram as estratégias de cobrança. Uma das ferramentas utilizadas para gerenciar recebimentos de clientes e pagamentos a fornecedores é a aging list

Em outras palavras, é a classificação dos valores em aberto, tanto a receber quanto a pagar, levando em consideração as datas de vencimento. Além de organizar as informações das contas a receber por ordem cronológica, permitindo acompanhar os fluxos de recebimento, o aging list é bastante útil no momento de realizar cobranças de títulos em aberto. Baixe aqui uma planilha editável de aging list.

  1. Utilize a tecnologia

Os avanços tecnológicos na área de finanças hoje entregam uma diversidade de softwares de gestão que permitem um controle mais eficiente de faturas pendentes, com envio de lembretes automáticos para o cliente. Você também poderá integrar seu sistema de ERP a uma conta digital para automatizar os processos de cobrança. Com a Taipa, sua empresa dispõe da Conta Digital, que reúne cedente e credor em um mesmo ambiente online e é integrável com os principais sistemas ERP do mercado.

  1. Busque ajuda especializada

Por fim, se a inadimplência persistir, busque ajuda especializada para recuperar as dívidas. Existem empresas dedicadas à atividade de recuperação de crédito e que podem ajudar nessa tarefa de forma profissional.

Essas são as dez estratégias para cobrar faturas pendentes com mais eficiência. Com essas ações, é possível evitar problemas financeiros, manter o equilíbrio do caixa e aumentar a lucratividade. Lembre-se de que a comunicação é sempre o melhor caminho, e que medidas preventivas são fundamentais para evitar que os problemas se tornem ainda mais complexos.

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