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Na última sexta (17), a Petrobras anunciou novas altas nos preços da gasolina e do diesel vendido às distribuidoras. O aumento deu início a um novo efeito dominó, a começar pelo setor de transportes – um dos termômetros da nossa economia.
Os primeiros meses de 2022 foram cheios de desafios para as transportadoras de carga, com aumentos no preço do diesel que já batem a casa dos 50%. Além dos aumentos sucessivos no combustível, o setor ainda sofre com a crise de abastecimento e falta de componentes, como de pneus e peças de reposição.
A realidade é que os fatores macroeconômicos se mostram longe de uma estabilização. Sendo assim, resta às transportadoras encontrarem alternativas para otimizar sua operação e reduzir ao máximo os impactos no caixa do negócio.
Neste artigo, listamos 6 dicas para melhorar a gestão da sua transportadora de cargas, confira.
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Modernize suas operações para reduzir custos
Juntamente com as flutuações nos preços de mercado, existem outras forças em jogo que afetam o custo operacional da sua transportadora. Cortar custos, no entanto, nem sempre é a melhor saída quando o assunto é melhoria da lucratividade. Por vezes, lançar um olhar para estratégias e práticas inovadoras pode trazer mais resultados do que simplesmente “passar a tesoura”. E muitas vezes isso só se torna possível com o apoio da tecnologia.
Modernizar o negócio requer investimento, isso é fato. Mas, ao adotar tecnologias que automatizem o carregamento e descarregamento de contêineres ou gerenciamento de armazéns, por exemplo, você poderá reduzir custos gerais envolvidos na operação.
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Otimize a comunicação com seus motoristas
A comunicação eficaz entre motoristas e a administração pode contribuir muito para promover uma operação ‘azeitada’. Ao adotar canais de comunicação mais eficazes, seus motoristas trarão informações relevantes da estrada que podem se tornar valiosos insights. Como resultado, sua equipe de retaguarda poderá refletir sobre as operações para torna-las mais eficientes, dando-lhe uma vantagem crucial sobre seus concorrentes.
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Estabeleça KPIs mensuráveis
Para que qualquer melhoria seja possível, você deve ter uma compreensão clara dos objetivos do negócio, definidos em uma série de indicadores-chave de desempenho. Esses KPIs devem ser facilmente compreendidos e mensuráveis em termos financeiros. Além disso, é fundamental que sua estratégia de planejamento os revise regularmente, ajustando-os com base nas necessidades em constante mudança do negócio.
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Defina o melhor enquadramento tributário
O Brasil conta com três regimes de tributação mais utilizados: o Simples Nacional, o Lucro Resumido e o Lucro Real. Escolher o regime tributário correto reflete em diversos fatores, como limite de faturamento, porte da empresa, os tipos de tributos a serem pagos e como eles são apurados. No Simples Nacional, acontece a unificação de 8 tipos de tributos com limite de faturamento anual de até R$4,8 milhões.
Quando a empresa ultrapassa o teto, ela opta pelo modelo de Lucro Presumido ou Lucro Real. Entre as transportadoras de carga, o Lucro Presumido acaba sendo a mais comum pela facilidade do cálculo. Nele, aplica-se a tributação de 8% sobre a receita bruta, tornando-se interessante para empresas com lucro superior a 8%. Para transportadoras com lucro abaixo disso, especialistas recomendam o enquadramento como Lucro Real, único regime que não delimita um teto de faturamento. Refletir sobre o modelo tributário, portanto, impactará diretamente na base de cálculo dos impostos a serem cobrados pelo governo.
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Planeje as finanças
O planejamento financeiro projeta as receitas e despesas da empresa para o período de um, três ou doze meses. Ele pode ser dinâmico e flexível para se adequar às mudanças do ambiente do negócio ou rígido para servir de guia durante o exercício financeiro. Seja qual for o modelo adotado, o orçamento será a ferramenta de apoio para a sua tomada de decisão. É o planejamento financeiro que mantém o administrador do negócio focado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, quando surgem novos desafios ou crises inesperadas.
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Estabeleça uma boa estratégia de contas a pagar e a receber
Os custos para a operação são diversos e geralmente estão em descompasso com a entrada da receita. O curto prazo para pagamento dos motoristas, combustível, lubrificantes, pneus e outras peças para manutenção da frota exemplificam essa realidade. Além disso, embarcadores estendem cada vez mais os prazos de pagamento, que podem variar de 30 a até 120 dias. A verdade é que, ao final do mês, muitas vezes a conta não fecha. Desta forma, muitas transportadoras se deparam com o desafio de manter a operação com o caixa apertado, o que as torna mais vulneráveis a riscos e imprevistos.
Por isso, é fundamental estabelecer uma boa estratégia de contas a pagar e receber, com um controle financeiro rigoroso que ajude sua transportadora a manter os recebimentos e pagamentos em dia. Elaboramos um modelo de planilha editável de controle totalmente gratuita, que você pode baixar aqui.
E tendo em mente as transportadoras de médio e grande porte que buscam soluções financeiras para equilibrar o fluxo de caixa, a Taipa dispõe de uma linha de antecipação de recebíveis focada neste segmento. Para saber mais, solicite contato a um especialista Taipa agora mesmo.
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