Blog

Indústria brasileira intensifica investimentos em eficiência energética focada no Net Zero

Segundo a Pesquisa de Investimentos em Eficiência Energética 2022, encomendada pela ABB, a indústria brasileira tem intensificado os investimentos em eficiência energética visando a redução de custos e o cumprimento de compromissos de sustentabilidade corporativa. O estudo consultou 2.294 empresas em 13 países com objetivo de extrair um retrato do investimento da indústria mundial em […]

Leia também

Segundo a Pesquisa de Investimentos em Eficiência Energética 2022, encomendada pela ABB, a indústria brasileira tem intensificado os investimentos em eficiência energética visando a redução de custos e o cumprimento de compromissos de sustentabilidade corporativa. O estudo consultou 2.294 empresas em 13 países com objetivo de extrair um retrato do investimento da indústria mundial em medidas de eficiência global focadas no Net Zero. O Net Zero é um movimento global para descarbonização da economia por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

No recorte brasileiro, o estudo revela que 48% das empresas têm aumentado sua eficiência energética (versus 54% do índice global), enquanto que 51% já se encontram em fase de planejamento (versus 43% do índice global). Além disso, das empresas localizadas em território nacional, 63% indicaram que planejam realizar aportes ainda em 2022, o que posiciona o Brasil no topo do ranking entre os países entrevistados; globalmente, 40% das empresas declararam que planejam investir em eficiência energética ainda este ano.

Entre as principais medidas adotadas pelas empresas, destaca-se a modernização dos maquinários para aqueles com melhor desempenho energético. Na indústria, motores elétricos estão entre os principais consumidores de energia. Desta forma, motores elétricos de alta eficiência controlados por acionamentos de velocidade variável acabam se tornando uma alternativa para maximização da eficiência energética.

Sistemas de gerenciamento de energia em edifícios industriais também estão em alta entre as empresas brasileiras entrevistadas: 51% afirmaram estar em fase de implantação de soluções para gerenciamento de energia. Além de reduzir as emissões de CO2 em suas operações, a medida tem impacto positivo nos custos operacionais do negócio, já que o uso de energia está entre os gastos de maior impacto no caixa.

Fato é que as novas tecnologias têm permitido o uso racional da energia na indústria. O machine learning, nome dado à capacidade de equipamentos e ferramentas aprenderem com ajuda de dados, torna possível o desligamento automático de subsistemas que não estejam em uso, impactando diretamente na eficiência energética da operação.

Antecipação de recebíveis ajuda a investir em eficiência energética

Empregar fontes de energia limpa e adequar sua indústria com equipamentos e ferramentas eficientes gera ganhos ambientais e financeiros, mas que demandam aporte de investimentos.  É quando o adiantamento de recebíveis se torna uma alternativa atraente para as indústrias que planejam tornar suas operações energeticamente mais eficientes.

Além da modalidade convencional de antecipação de recebíveis de títulos performados, como cheques e duplicatas, na Taipa, a indústria também conta com a antecipação de recebíveis com lastro em contratos e pedidos formais de compra.

Neste tipo de operação, a empresa antecipa uma parcela do valor do pedido de compra ou contrato e pode destinar o próprio recurso para investir na otimização da planta fabril, como atualização de maquinário, digitalização de processos ou otimização de sistemas de gerenciamento de energia.

Neste post, detalhamos melhor sobre a negociação de títulos a performar e como antecipar os seus contratos com a Taipa em apenas quatro passos. Agora, se você deseja conhecer mais sobre as diferentes soluções em fluxo de caixa que a Taipa oferece para empresas do setor industrial, solicite aqui o contato de um de nossos especialistas para receber um atendimento personalizado.

Carregando...