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O que é cadeia de valor e como implementá-la

Uma cadeia de valor é um conceito que descreve toda a cadeia de atividades de uma empresa na criação de um produto ou serviço — desde o recebimento inicial de materiais até a entrega ao mercado. Dessa forma, o método permite que a empresa observe os elos que a constituem e permite a compreensão de […]

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Uma cadeia de valor é um conceito que descreve toda a cadeia de atividades de uma empresa na criação de um produto ou serviço — desde o recebimento inicial de materiais até a entrega ao mercado.

Dessa forma, o método permite que a empresa observe os elos que a constituem e permite a compreensão de todos os seus processos, sejam eles produtivos ou estratégicos.

A cadeia de valor permite, ainda, que as empresas possam organizar e compreender melhor as funções primárias e secundárias. Portanto, o método permite observar como cada operação agrega valor ao cliente, como as tarefas são executadas e como os setores interagem entre si.

Nesse artigo, você vai conferir o que é cadeia de valor, como funciona e também como implementar. Como é possível imaginar, o método garante que você otimize o seu planejamento estratégico, conquiste mais lucros e melhore a experiência dos seus clientes.

Boa leitura!

O que é cadeia de valor?

Todo produto ou serviço passa por uma série de processos até chegar ao cliente final. Assim, uma série de elos se formam, desde a produção, o processo logístico, marketing, entre outros setores e processos.

Muito mais do que apenas transformar uma matéria-prima em um produto ou oferecer um serviço que supre as demandas de um cliente, as empresas devem saber que precisam agregar valor ao produto ou serviço em cada uma dessas etapas.

Ao agregar valor ao que é produzido, em cada uma das etapas dos processos, damos o nome de cadeia de valor. Assim, é possível seguir um fluxograma de etapas, com o objetivo de conferir valor ao produto ou serviço final.

Cadeia de valor e precificação

Michael Eugene Porter, autor do livro Competitive Advantage, é o criador do conceito. De acordo com Porter, a cadeia de valor é uma metodologia para estruturar os processos da empresa.

Ainda de acordo com o autor, o principal objetivo é garantir que o valor oferecido com o produto ou serviço aos clientes supere o custo de produção. É exatamente isso que impacta positivamente os lucros da empresa.

Por esse motivo, a cadeia de valor está diretamente relacionada à precificação dos produtos e serviços de uma empresa. A partir disso, é possível aplicar a seguinte fórmula ao utilizar o método de Porter:

Valor Criado – Custo de Criar esse Valor = Margem de Lucro

Como funciona?

Para compreender como funciona na prática, precisamos nos lembrar do que foi dito no início deste artigo. Para recordar, a cadeia de valor é uma metodologia centrada em agregar valor a cada atividade ou setor envolvido nos processos da empresa.

Assim, a estrutura é composta por cinco atividades principais: logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e serviços. E também por quatro atividades secundárias: aquisição e compra, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e infraestrutura da empresa. Entenda:

Atividades principais

Também conhecidas como “processos core”, são atividades relacionadas à entrega direta de valor aos clientes. Veja mais detalhes:

  • Logística de entrada: etapa relacionada ao recebimento de produtos e insumos, controle de inventário e transporte. O principal fator para a geração de valor é uma boa relação com os fornecedores. Dessa forma, trata-se de otimizar o processo de compras e fechar contratos vantajosos;
  • Operações: é o equivalente ao chão de fábrica. Ou seja, aqui falamos em operações com maquinário, montagem, manutenção, testes e outras etapas. O que agrega valor é a transformação dos insumos em produtos;
  • Logística de saída: conjunto de processos que envolve expedição, entregas, distribuição e armazenamento. Aqui, o que agrega valor é oferecer prazos atrativos e cumpri-los. Em outras palavras, otimizar o processo e condições de entrega ao cliente final;
  • Marketing e vendas: conjunto de estratégias que aproximam o cliente da empresa. Por meio da cadeia de valor, o objetivo é estreitar esse relacionamento, para que a empresa transpareça profissionalismo, autoridade no assunto, entre outros;
  • Serviços: etapa na qual a empresa oferece suporte antes, durante e após a compra. Assim, o valor está especialmente no atendimento.

Atividades secundárias

Também conhecidas como atividades de apoio, são aquelas que geram valor de forma indireta. Entenda:

  • Infraestrutura: contabilidade, finanças, administração e todas as atividades que envolvam a gestão administrativa da empresa. Também está relacionada à saúde financeira do negócio;
  • Gestão de recursos humanos: são as boas práticas de valorização do capital humano, que incluem recrutamento, contratações, capacitações e treinamentos. Ou seja, são estratégias para manter o time engajado;
  • Desenvolvimento tecnológico: setor que atua para a manutenção e inovação das atividades já desenvolvidas pela empresa. Isto é, o foco é otimizar processos de acordo com o avanço tecnológico;
  • Aquisição e compras: setor responsável pela gestão dos processos de compra, incluindo negociação com fornecedores, buscando por qualidade e preços atrativos.

Como implantar uma cadeia de valor?

A implantação da cadeia de valor é capaz de trazer uma grande vantagem competitiva para as empresas, já que permite agregar valor ao produto ou serviço final, além de trazer mais controle sobre os processos. Descubra como implantar:

  1. Divida em subatividades

Com a divisão, as empresas podem analisar melhor cada tarefa ou função de forma mais específica. Assim, é possível descobrir quais atividades estão diretamente relacionadas ao valor, considerando o custo x lucratividade. Vale lembrar que elas podem ser divididas nas seguintes subcategorias de atividades:

  • Diretas: geram valor diretamente;
  • Indiretas: responsáveis pelo bom funcionamento das atividades diretas;
  • De garantia de qualidade: criam as condições para que as demais atividades estejam dentro dos conformes.
  1. Crie conexões

Como é possível perceber, todas as atividades de uma empresa possuem elos e estão interligadas de alguma forma. Sendo assim, é possível observar os impactos de uma atividade ou setor em outra. Por exemplo, a ausência de treinamento dos colaboradores pode resultar em danos em qualquer setor.

  1. Melhorias

Por fim, é preciso procurar por gargalos nos diferentes setores e atividades da empresa. O objetivo é encontrar oportunidades de melhoria em cada uma delas.

Leia também: Ciclo PDCA – a ferramenta que ajuda empresas a aplicar a melhoria contínua.

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