Blog

Performados ou a performar: as diferentes formas de antecipação de recebíveis

Este artigo detalha as diferenças entre títulos performados e a performar e como as diferentes formas de antecipação de recebíveis têm se tornado alternativa estratégica para empresas que buscam aumentar a disponibilidade de capital para potencializar o crescimento.

Leia também

Manter-se operante apesar dos fluxos de caixa irregulares faz parte do mundo dos negócios. No entanto, a combinação de um fluxo de caixa irregular com reserva limitada de dinheiro pode representar um problema crítico para a gestão.

Não é incomum empresas enfrentarem esse desafio simultâneo, em especial aquelas que ofertam prazos de pagamento estendido aos seus clientes. Receber em 45, 60 ou até 90 dias após a emissão da fatura pode resultar em descompasso financeiro, seja para saldar as despesas operacionais ou aproveitar oportunidades de expansão do negócio.

Neste artigo, detalhamos um pouco mais sobre a diferentes formas de antecipação de recebíveis. Continue a leitura para saber como a antecipação de recebíveis transforma contas a receber em dinheiro à vista e tem se tornado alternativa estratégica para empresas que buscam aumentar a disponibilidade de capital.

Antecipação de recebíveis: o que significa na prática e quais suas diferentes modalidades?

Mesmo que o nome pareça fazer referência a um conceito complicado, a antecipação de recebíveis nada mais é do que uma modalidade de crédito que possibilita às empresas adiantarem o prazo de recebimento de suas vendas. Assim, os valores dos ativos que seriam pagos a prazo pelos clientes se tornam recursos financeiros disponíveis à vista no caixa do negócio.

Entre as diferentes formas de antecipação de recebíveis, as instituições financeiras trabalham mais comumente com a antecipação de títulos performados, como notas fiscais, cheques e duplicatas. Outras instituições mais arrojadas conseguem dar suporte a empresas com necessidades específicas de antecipação dos recebíveis de títulos a performar, como contratos e pedidos cujo produto ou serviço ainda serão entregues. Esta modalidade é chamada de Operação Estruturada de títulos a performar.

Antecipação de títulos performados

A antecipação de títulos performados se refere ao adiantamento de notas fiscais, cheques e duplicatas, e é a forma mais comum de negociação de ativos. Nesta modalidade de crédito, cedente, credor e sacado se reúnem numa mesma operação.

Nesta tríade, cedente é o nome dado à empresa tomadora do crédito, isto é, aquela que forneceu o serviço ou vendeu o produto. Credor é o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) que intermedia a negociação do título, e sacado é o cliente contra quem o título é emitido, ou seja, a empresa que adquiriu o produto ou o serviço.

Na operação, o FIDC paga antecipadamente ao vendedor o valor do título decrescidos os juros e recebe, posteriormente, o pagamento do comprador.

Antecipação de títulos a performar

Na operação estruturada de títulos a performar, a empresa pode antecipar os recebíveis de um contrato com eventos de medição previstos ou de pedidos de compra.

Uma das pioneiras neste tipo de operação no Brasil, a Taipa constituiu uma sólida carteira de clientes formada por empresas que fornecem produtos ou serviços a grandes corporações, órgãos públicos e empresas estatais. Isso porque são modelos de negócio que demandam um volume expressivo de dinheiro para sua operação e que, em sua maioria, atuam em regime de contrato com eventos de medição atrelados ao pagamento.

Neste tipo de operação, a empresa antecipa uma parcela do valor do pedido de compra ou contrato baseada nas etapas de entrega acordadas. Como resultado, poderá destinar o recurso para adquirir matéria-prima, investir em maquinário ou aplicar em outras despesas relacionadas a obra.

Vantagens da antecipação de recebíveis

Um dos maiores benefícios da antecipação de recebíveis é poder contar com um dinheiro que já é seu, sem recorrer a um crédito emergencial com juros altos, como cheque especial, por exemplo. Outras vantagens são:

  • Menores taxas;
  • Menores riscos;
  • Maior liquidez para a empresa;
  • Possibilidade de manter as finanças estruturadas;
  • Aceleração empresarial

Qual o passo-a-passo para antecipar?

Em um passo-a-passo simplificado, a antecipação se divide em quatro etapas:

  1. Sua empresa fornece bens ou serviços aos seus clientes;
  2. Você emite uma nota fiscal por tais bens ou serviços;
  3. Sua empresa adianta as notas fiscais por meio de um FIDC, que paga à sua empresa o valor faturado, subtraída uma taxa pela operação;
  4. Seus clientes pagam diretamente ao FIDC.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o assunto, saiba que você pode solicitar atendimento personalizado aos nossos especialistas, preparados para identificar a operação mais adequada conforme o perfil da sua empresa. Contate um de nossos agentes agora mesmo clicando aqui.

Carregando...