Blog

Antecipação de contratos com órgãos públicos

Anualmente, as compras governamentais movimentam cerca de R$700 bilhões, o equivalente a 20% do PIB brasileiro. Os números revelam como fornecer bens ou serviços para órgãos públicos pode exercer papel significativo nos resultados financeiros de um negócio. Neste artigo, apresentamos as potencialidades deste mercado e como sua empresa pode crescer ainda mais por meio da […]

Leia também

Anualmente, as compras governamentais movimentam cerca de R$700 bilhões, o equivalente a 20% do PIB brasileiro. Os números revelam como fornecer bens ou serviços para órgãos públicos pode exercer papel significativo nos resultados financeiros de um negócio. Neste artigo, apresentamos as potencialidades deste mercado e como sua empresa pode crescer ainda mais por meio da negociação dos ativos com a administração pública.

Processos licitatórios: vantagens e pontos de atenção

Empresas privadas utilizam critérios próprios na escolha de seus fornecedores, baseadas em políticas internas. Já a esfera pública se apoia na licitação como principal forma de contratação de bens e serviços. Desta maneira, as empresas licitantes concorrem entre si garantidas por um processo transparente, impessoal e isonômico, que tem por objetivo empregar o recurso público com a máxima eficiência possível.

Não é somente a concorrência igualitária que atrai empresas para o universo das compras públicas. Vender para o governo é um nicho vantajoso também pelo volume de negócios gerados e pela garantia de recebimento, já que a capacidade de pagamento daquele projeto é cláusula prevista em edital.

Contudo, atuar no ramo de compras governamentais demanda um planejamento financeiro minucioso. Em certos casos, o prazo de pagamento alongado pode extrapolar o fôlego do caixa, acarretando em descompasso entre as contas a pagar e a receber. O controle financeiro, portanto, ajuda a empresa a conhecer suas necessidades de capital de giro para bancar a operação até o recebimento daquele contrato.

Ciclo virtuoso do crescimento

Obras de infraestrutura ilustram bem a alta complexidade de um projeto e sua consequente demanda por aportes de capital. Gestores à frente da construção de estradas, portos ou aeroportos, por exemplo, vivenciam os desafios de gerenciar projetos com muitas variáveis internas e externas. Prazo, teto orçamentário, recursos humanos e materiais são algumas das muitas condicionantes que impactam a execução de um projeto dentro do planejamento financeiro e temporal, e que afetam diretamente a margem de lucro da empreitada.

A disponibilidade de caixa, portanto, se torna um elemento-chave para a decisão de assumir um novo projeto, criando o ciclo virtuoso do crescimento. Com parte de sua carteira de clientes formada por empresas que fornecem para órgãos e entidades da administração pública, ao longo dos anos a Taipa detectou a carência por operações de antecipação de recebíveis personalizadas para este segmento.

Com isso em mente, estruturou uma modalidade de operação de antecipação de recebíveis focada em contratos e pedidos formais, além dos tradicionais títulos performados, como notas fiscais. Esta é uma modalidade pensada para empresas que têm sua carteira de clientes formada majoritariamente por entes públicos, seja como vendedor de produtos ou prestador de serviços.

Antecipação de recebíveis: como ela ajuda seu negócio a expandir?

De forma simplificada, a empresa fornece bens ou serviços ao órgão público, que, por sua vez, efetua a medição e agenda o pagamento dos eventos por meio de nota.

Com o contrato, empenho com força de contrato ou pedido de compra ‘em mãos’, o fornecedor negocia seus ativos com a Taipa, adiantando parte do valor do contrato à vista. Assim, pode destinar o recurso para aquisição de matéria-prima com melhores condições de negociação, pagamento de mão-de-obra ou aplicação em outras despesas.

Para solidificar sua posição como um dos maiores fundos da região Sul, a Taipa estudou o mercado e formatou soluções para fluxo de caixa. Entre elas, destaca-se o atendimento a empresas com concentração de sacados, ou seja, com grande parte de sua receita restrita a poucos clientes. O FIDC também dispõe da Conta Vinculada, pensada para empresas cujos sacados não pagam boletos de terceiros ou apenas depositam em conta.

Se você pensa em antecipar os recebíveis da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar, nós preparamos uma linha do tempo que detalha as etapas do processo. Neste outro post preparamos o passo-a-passo para antecipação de recebíveis para você que busca uma solução para equilibrar o fluxo de caixa ou acelerar o crescimento do seu negócio.

Você também pode solicitar atendimento personalizado para nossos especialistas, capacitados a identificar a operação mais adequada conforme o perfil da sua empresa. Contate um de nossos agentes agora mesmo clicando aqui.

Carregando...