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4 estratégias para acelerar os recebíveis do negócio

A gestão de fluxo de caixa do negócio é uma das tarefas básicas do gestor financeiro, mas nem por isso menos preocupante. Afinal, ele precisa garantir o compasso perfeito entre a entrada e saída de dinheiro. Ao menor desequilíbrio financeiro, a empresa se vê impossibilitada de honrar suas contas devido ao caixa vazio e o […]

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A gestão de fluxo de caixa do negócio é uma das tarefas básicas do gestor financeiro, mas nem por isso menos preocupante. Afinal, ele precisa garantir o compasso perfeito entre a entrada e saída de dinheiro. Ao menor desequilíbrio financeiro, a empresa se vê impossibilitada de honrar suas contas devido ao caixa vazio e o resultado pode ser desastroso.

Para evitar o cenário caótico, muitas empresas lançam mãos de estratégias para reduzir o prazo de recebimento dos clientes. Quanto mais rápido for o ciclo de transformação do estoque em dinheiro disponível no caixa, maior a tranquilidade do gestor, isso é fato. Pensando nisso, reunimos neste artigo 4 estratégias para acelerar os recebíveis do negócio. Confira.

  1. Fature imediatamente

É importante que todas as etapas do processo sejam orquestradas, da entrada do pedido ao envio da remessa e sua respectiva cobrança. Ajustar as rotinas do setor financeiro para gerar e enviar as faturas imediatamente após o término do serviço ou entrega do produto pode ajudar com que seus pagamentos sejam liberados mais rápido.

Emitir as faturas em grandes levas e em dias específicos do mês pode até otimizar o tempo da equipe financeira, mas é importante avaliar se esse processo não impacta negativamente no prazo de recebimento. Atualmente, o mercado já dispõe de uma diversidade de sistemas ERP que unificam informações e integram os departamentos. Certamente algum deles poderá ser útil para o fluxo de faturamento da sua empresa.

  1. Solicite pré-pagamento

Dependendo do nível de especialidade do seu negócio, é provável que sua exclusividade lhe dê algumas vantagens, como produzir mediante pagamento adiantado. Mas a verdade é que essa não é a realidade da maioria das empresas. Preços competitivos, políticas de desconto e prazos dilatados para pagamento são apenas alguns exemplos de como conquistar uma clientela pelo bolso.

Contudo, não é incomum fornecedores que solicitam depósito considerável antes de iniciar um projeto, um serviço ou de processar um pedido. Estude a concorrência e avalie a possibilidade de criar uma política de pré-pagamento parcial (por exemplo, de 30 a 50%). Renegocie a forma de pagamento com clientes antigos e teste a política com um grupo de novos clientes a fim de mensurar a sua aceitação.

  1. Encurte os prazos de pagamento ou incentive com descontos

Se solicitar o pré-pagamento afeta negativamente sua política comercial, você pode avaliar a redução dos prazos de pagamento. Em vez de esperar 30 dias para ser pago, novamente, estude com um grupo reduzido de clientes a política de faturamento de 7 ou 14 dias após entrega da remessa ou finalização do serviço.

Outra estratégia válida é oferecer aos seus clientes uma tarifa reduzida quando eles pagarem suas faturas antecipadamente. Destaque a taxa de desconto nas suas notas fiscais, que geralmente variam de 2% a 5% para pagamentos realizados em 7 ou 14 dias. A receita sofrerá redução e, por isso, deve ser estudada a fundo pelas áreas envolvidas. Mas, lembre-se que sua disponibilidade de capital de giro tende a aumentar. Assim, você também ganha mais margem para negociar valores junto aos seus fornecedores, o que pode ser bastante positivo para o seu caixa.

  1. Antecipe os recebíveis do negócio

A verdade é que se torna muito difícil manter as finanças em equilíbrio quando os recebimentos não coincidem com as saídas do caixa. E se a sua carteira de clientes já se encontra solidificada, com pouca abertura para mudanças, a antecipação de recebíveis se torna uma modalidade atraente de crédito, já que permite à empresa receber à vista valores faturados a prazo aos clientes.

Este tipo de operação é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e possibilita às empresas injetar recurso no caixa a partir de títulos performados, ou seja, com mercadoria embarcada ou serviço concluído e entregue, ou de títulos a performar, como contratos e pedidos de compra. Aumentando a disponibilidade de capital de giro, você cria o ecossistema propício para sua empresa se manter operante e investir no seu crescimento.

Caso deseje saber mais sobre as modalidades ofertadas pela Taipa em antecipação de recebíveis, acesse nossa página de Serviços ou solicite o atendimento a um de nossos especialistas.

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