Blog

4 estratégias gerenciais para reduzir o custo operacional do negócio

Um levantamento realizado pelo PageGroup, empresa especializada no recrutamento de executivos, aponta para um aumento de 50% na busca por profissionais com experiência em controle de custo operacional, planejamento e processos contábeis. O número reflete a necessidade evidente das empresas em procurar formas para equalizar o fluxo de caixa e enfrentar com mais resiliência a […]

Leia também

Um levantamento realizado pelo PageGroup, empresa especializada no recrutamento de executivos, aponta para um aumento de 50% na busca por profissionais com experiência em controle de custo operacional, planejamento e processos contábeis. O número reflete a necessidade evidente das empresas em procurar formas para equalizar o fluxo de caixa e enfrentar com mais resiliência a crise instaurada pela pandemia.

O estudo analisou o primeiro quadrimestre de 2021 comparativamente ao mesmo período do ano passado. E mostra que a alta demanda por profissionais capacitados a enxugar custos e despesas se dá por uma simples razão: se ampliar a receita em tempos de crise se tornou um desafio, sobrou para a coluna de ‘gastos’ a responsabilidade de melhorar a rentabilidade do negócio.

De forma simplificada, o custo operacional de uma empresa é a soma de todos os gastos gerados para que um negócio se mantenha em funcionamento. Isso inclui o custo de bens vendidos somado às despesas operacionais. Sendo assim, quanto menor for seu custo operacional, melhor será seu desempenho financeiro. Por isso, reunimos 4 estratégias gerenciais para reduzir o custo operacional de uma empresa. Continue a leitura!

Esclarecendo a diferença entre custo e despesa

Antes de discorrer sobre as estratégias que podem ajudar sua empresa a reduzir o custo operacional, vale destacar um ponto que gera certa confusão: a diferença entre custo e despesa.

Enquanto custo define os gastos relacionados diretamente com o processo de produção ou de prestação de um serviço, despesas são os demais gastos que uma empresa despende sem relação direta com a produção. É o caso do pagamento do material de escritório ou comissão de vendas, por exemplo.

  1. Implemente a disciplina de Gestão de Processos

Feita a ressalva, vamos à primeira estratégia sugerida: implementar a Gestão de Processos para otimizar os processos da empresa e reduzir custos.

Ao entender detalhadamente como os processos do seu negócio se desenrolam, sua empresa se torna capaz de identificar gargalos, atrasos, desperdícios e traçar um plano de melhoria.

Isso porque a boa gestão de processos possibilita reduzir o desperdício de tempo e de material, pois mapeia, analisa e corrige cada fase do processo produtivo, seja ele de fabricação de produto ou de prestação de um serviço.

Importante ressaltar que gerenciamento de processos não é uma tecnologia ou metodologia. Trata-se de um mindset gerencial, uma disciplina que reúne as melhores práticas para administrar processos.

  1. Analise o fluxo de caixa

Analisar o fluxo de caixa lhe permite saber ao certo quanto de dinheiro é gerado e quanto é gasto em períodos específicos. Esta é uma ferramenta indispensável para que o gestor consiga visualizar a maneira como o recurso financeiro é empregado, podendo tomar decisões com mais clareza.

Da análise do fluxo de caixa é extraído o Regime de Caixa, que registra os documentos nas datas que foram pagos ou recebidos e mostra a capacidade da empresa em honrar seus compromissos financeiros em dia.

Muitas vezes, uma empresa pode apresentar uma boa rentabilidade, mas no curto prazo não tem capital de giro para pagar as contas. Desta forma, a liquidez do negócio se torna um importante indicador que sinaliza antecipadamente ao gestor se é hora de recorrer a linhas de crédito mais acessíveis, evitando juros e multas por causa do desencaixe financeiro.

  1. Envolva a equipe na mentalidade de redução de custos

Em se tratando de mudança de cultura organizacional, decisões top-down – dos níveis diretivos para baixo – dificilmente se infiltram pelas diferentes camadas hierárquicas da empresa com eficiência. Além disso, ninguém melhor do que seu funcionário para identificar gargalos e falhas nos processos do negócio.

Sendo assim, envolver a equipe na nova mentalidade de redução de custo operacional pode ser uma medida duplamente positiva. Primeiro, porque quanto maior o número de colaboradores engajados no processo de redução de custos, melhores as chances deste processo ser internalizado como uma nova cultura. Segundo, porque ao envolver seus funcionários no processo, você promove o senso de pertencimento e melhora a motivação, fatores diretamente ligados à produtividade e rentabilidade.

Um exemplo prático de envolvimento da equipe é o lançamento de um Programa de Ideias, que recompensa os funcionários cujas ideias se mostraram mais eficazes na redução de desperdício, seja ele de material, de tempo ou ambos.

  1. Renegocie com fornecedores

Muitos fornecedores beneficiam os compradores que pagam à vista, ofertando sua matéria-prima com valores reduzidos. A compra acaba se tornando uma ótima chance de melhorar sua margem futura.

Por isso, conhecer bem sua demanda e picos de sazonalidade é crucial para estabelecer uma agenda de negociação com seus fornecedores estratégicos. E, como dissemos neste artigo, o Regime de Caixa dá um retrato exato ao gestor sobre a liquidez do negócio e sua capacidade de pleitear maiores descontos pelo pagamento à vista da matéria-prima.

Quando o capital de giro é insuficiente, antecipar os recebíveis do negócio pode ser uma boa estratégia. Isso porque a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito na qual uma empresa recebe antecipadamente os valores que só iria receber nos próximos meses.

Essa operação tem sido amplamente utilizada por empresas que querem reduzir o custo operacional negociando condições diferenciadas com seus fornecedores de insumos, o que lhes permite vender com margens de lucro capazes de superar as taxas operacionais relativas à antecipação.

Como você pode ver, há muitas estratégias gerenciais que podem ajudar o gestor a melhorar a rentabilidade do negócio por meio da redução do custo operacional.

E se você deseja receber mais conteúdos exclusivos como este, inscreva-se na nossa newsletter e seja avisado em primeira mão sobre nossas mais recentes atualizações.

Carregando...