Blog

5 boas práticas para melhorar a gestão financeira do seu negócio

De forma simplificada, a gestão financeira responde pela estratégia que ajuda uma empresa a crescer positivamente, maximizando lucros e minimizando custos. Isso dá uma dimensão da responsabilidade que as finanças exercem nas decisões estratégicas do negócio e o por que elas são consideradas a espinha dorsal de qualquer empresa. Hoje, o tema reúne uma infinidade […]

Leia também

De forma simplificada, a gestão financeira responde pela estratégia que ajuda uma empresa a crescer positivamente, maximizando lucros e minimizando custos. Isso dá uma dimensão da responsabilidade que as finanças exercem nas decisões estratégicas do negócio e o por que elas são consideradas a espinha dorsal de qualquer empresa.

Hoje, o tema reúne uma infinidade de processos e ferramentas desenvolvidos ao longo do tempo. Isso porque cada companhia é única, e mesmo aquelas de porte ou segmento similares apresentam singularidades que demandam estratégias específicas.

Contudo, o mercado mostra que algumas boas práticas não fazem distinção de tamanho ou setor na hora de ajudar empresas a melhorarem sua gestão financeira. Nós separamos as 5 dicas mais recomendadas por consultores experientes e que poderão ser úteis para o seu negócio também. Continue a leitura para saber quais são elas:

  1. Dedique atenção ao orçamento 

Elaborar o orçamento anual é uma tarefa essencial que irá ajudá-lo a gerir as finanças com eficácia. Um orçamento bem estruturado serve como guia para a tomada de decisões, ajudando a identificar problemas e vislumbrar oportunidades com antecedência. Este é um exercício que demanda tempo e dedicação: nele, você reexamina suas receitas e despesas, área por área, para reavaliar a forma como os recursos são empregados e para traçar estratégicas para que o dinheiro seja usado da forma mais inteligente possível.

  1. Faça da previsão financeira um hábito 

Nem sempre a rotina permite analisar e refletir sobre as tendências do mercado e o eventual impacto que elas exercem sobre o seu negócio. No entanto, é preciso fazer da previsão financeira um hábito. Este é um passo importante que o permite ter uma visão clara de onde a empresa estará daqui um ano e o ajuda a desenvolver estratégias mais coerentes para o crescimento do seu negócio.

  1. Estabeleça e acompanhe indicadores de desempenho

Os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) são úteis para acompanhar – por meio de métricas – o desempenho da empresa em relação às suas metas, sejam elas de produtividade, qualidade, lucratividade ou muitas outras. Para auxiliar na escolha dos KPIs financeiros, neste artigo separamos 10 indicadores para nortear o crescimento de sua empresa. Os KPIs também são usados para medir o desempenho geral da empresa em relação a outras empresas comparáveis dentro do setor.

  1. Organize o fluxo de caixa do negócio

Gerir bem o seu fluxo de caixa é fundamental para a saúde financeira no longo prazo. Isso porque o caixa afeta suas decisões de gastos futuros e a direção que sua empresa provavelmente tomará. Esta gestão lhe dá uma visão precisa sobre a necessidade de dinheiro que a empresa tem para operar. E, o mais importante: preparar-se com antecedência para buscar mais recursos, como revisando os preços, recorrendo a dinheiro externo ou gerenciando seus devedores. E é exatamente sobre os inadimplentes que falaremos no item a seguir.

  1. Reduza a exposição do negócio aos furos financeiros

Reduzir a exposição do negócio aos maus pagadores e às dívidas é uma das práticas com melhor resultado no curto prazo. Hoje, existe uma diversidade de ferramentas e sistemas que permitem ao gestor documentar processos e acompanhar a evolução das finanças. Uma delas é chamada de aging list, uma ferramenta de controle financeiro que ajuda a empresa a manter a saúde financeira por meio do acompanhamento e do controle aprimorado dos saldos a receber e dos saldos a pagar. Para ajudá-lo nesse passo, elaboramos um modelo de planilha editável de aging list totalmente gratuita que você pode baixar aqui.

5 boas práticas para melhorar a gestão financeira do seu negócio

Para receber mais conteúdos sobre gestão estratégica e financeira, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter e fique sempre por dentro das atualizações do nosso blog.

Carregando...