Blog

A importância do planejamento orçamentário para o sucesso do negócio

Imagine a seguinte situação: você tem uma reunião de negócios numa cidade localizada a 100 km de distância, mas não sabe ao certo qual caminho percorrer. Você pode entrar no seu carro e dirigir intuitivamente, o que provavelmente lhe custará muito mais tempo e dinheiro. Ou pode recorrer ao GPS e conhecer antecipadamente o trajeto […]

Leia também

Imagine a seguinte situação: você tem uma reunião de negócios numa cidade localizada a 100 km de distância, mas não sabe ao certo qual caminho percorrer. Você pode entrar no seu carro e dirigir intuitivamente, o que provavelmente lhe custará muito mais tempo e dinheiro. Ou pode recorrer ao GPS e conhecer antecipadamente o trajeto e a duração da viagem até o destino.

Um bom planejamento orçamentário funciona como um GPS, que conduz o gestor da empresa rumo ao crescimento sustentável. Seu orçamento, ou budget, é o roteiro que antecipa as medidas necessárias para que seu fluxo de caixa dê conta dos planos de crescimento. E é sobre a importância do planejamento orçamentário para o sucesso do negócio que tratamos neste artigo. Continue a leitura para entender melhor sobre a importância do planejamento orçamentário e quais os tipos de orçamento mais utilizados.

O que é planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário do negócio é um plano financeiro que projeta as receitas e despesas da empresa para o período de um, três ou doze meses. Ele pode ser dinâmico e flexível para se adequar às mudanças do ambiente do negócio ou rígido para servir de guia durante o exercício financeiro. Seja qual for o modelo adotado, o orçamento será a ferramenta de apoio para a tomada de decisão do gestor.

É também por essa razão que um planejamento orçamentário deve ser detalhado e realista. Isso porque o orçamento dá uma visão real do capital disponível, estima despesas e antecipa receitas. Tais informações são valiosas para ajudar a empresa a estabelecer metas, enfrentar desafios inesperados e reconhecer oportunidades de negócio.

O budget deve conter metas e ser controlado periodicamente a fim de medir os valores previstos x realizados. Isso porque este controle dá ao gestor informações precisas para ajustes na ‘rota’ dos projetos de curto, médio e longo prazo. E por falar em prazo, seu planejamento também deve levar em conta as necessidades de longo prazo. Desta maneira, se você prevê uma grande despesa no período de um ou dois anos, como a compra de maquinário ou a reforma de uma filial, é uma boa ideia começar a fazer um orçamento com antecedência.

Vantagens do planejamento orçamentário

Planejar o orçamento é uma das ferramentas mais efetivas para gerenciar o fluxo de caixa do negócio. Mas sua finalidade vai muito além de estabelecer tetos inflexíveis de gastos que podem acabar limitando a performance do negócio. Entre as vantagens do planejamento orçamentário, destacamos quatro delas a seguir:

Não gastar dinheiro que sua empresa não tem

Um bom planejamento orçamentário projeta as despesas anuais e detalha os custos mensais para que você saiba a quantidade exata de dinheiro disponível para pagar contas e fazer investimentos.

Desenvolver o ‘senso de dono’ e coordenar melhor os esforços do time

O processo de estruturação de orçamento oferece oportunidades para a equipe se envolver no processo, fortalecendo a cultura organizacional e o ‘senso de dono’ no time. Um bom processo de comunicação do planejamento orçamentário também ajuda a disseminar os objetivos estratégicos do negócio entre todos os níveis hierárquicos, fator primordial para o engajamento dos colaboradores.

Auxiliar na estratégia de precificação

Planejar o orçamento permite que você entenda o custo para fabricar seu produto ou entregar seu serviço. Assim, você pode estabelecer os preços e metas de vendas para alcançar seu objetivo de receita. Se o seu preço estiver muito acima da concorrência, o budget também permite que você identifique oportunidades de redução de custos para melhorar sua competitividade.

Facilitar a obtenção de crédito para projetos de expansão

Para acessar linhas de crédito, é importante que sua empresa tenha dados financeiros para assegurar que está em plena atividade. Como nem todas as empresas têm ativos para serem usados como garantia, as demonstrações financeiras ajudam a comprovar a estabilidade do negócio. O planejamento orçamentário, por sua vez, simula como a injeção de capital afetará suas vendas e lucros, tornando a operação de crédito mais segura para as partes.

Orçamentos por setor e orçamento-mestre

O orçamento é uma parte crucial do processo de planejamento, necessário para avaliar o desempenho da empresa em cada exercício. Assim, o planejamento orçamentário deve detalhar o desempenho anterior e fornecer uma previsão sobre os ativos, receitas e despesas para o próximo ano fiscal – ou outro período conforme a política financeira da empresa.

O planejamento orçamentário também ajuda a empresa a traçar estratégias para redução de custos e geração de receita por departamento e por período. Por isso, é altamente recomendável que você estruture orçamentos mensais separados por setor, que ao final se agruparão para formar o orçamento-mestre do negócio.

Se sua empresa lida com ciclos de vendas sazonais, gerenciar o fluxo de caixa pode ser um desafio ainda maior. Assim, um bom planejamento orçamentário pode ajudá-lo a planejar e gerenciar essas flutuações, distribuindo a receita de maneira mais eficaz ao longo do ano.

Isso porque o orçamento permite que a empresa estabeleça metas, aloque melhor os recursos conforme os objetivos estratégicos e limite os gastos com mais precisão.

Tipos de orçamento

Orçamento estático

É o tipo de orçamento operacional que usa dados financeiros históricos para provisionar o budget de receitas e despesas estimadas para o próximo período. O orçamento estático é amplamente utilizado pelas empresas brasileiras e sua principal característica é a rigidez; após finalizado e aprovado, o orçamento não recebe alterações e será usado como referência até o fim do período.

Orçamento com base no desempenho

Este tipo de orçamento leva em consideração as entradas e saídas por unidade de produto ou serviço, a fim de atingir a eficiência máxima. Desta forma, ele enfatiza os resultados do gasto e não somente o gasto em si.

Orçamento Base Zero

Neste modelo, o orçamento ignora a base histórica e inicia do zero a cada período. Apesar de trabalhoso, esse tipo de orçamento dá uma visão mais detalhada e cuidadosa para cada item, eliminando despesas supérfluas ou não mais necessárias.

Análise de Variação Orçamentária

Este modelo, como o nome já diz, avalia a causa da variação entre os valores reais e os projetados para cada item de receita e despesa. Após analisar as tendências e documentar as descobertas, os resultados são usados para tentar trazer os itens do orçamento de volta para dentro do intervalo previsto, alcançando maior eficiência.

Seja qual for o modelo adotado pelo seu negócio, dispor de um planejamento orçamentário é assumir o controle sobre os números, tendo informação confiável e acessível na hora de apertar os cintos ou de expandir. De todas as vantagens apresentadas, tomar uma decisão baseada em fatos concretos pode ser a linha que separa as empresas que ‘dirigem a esmo’ daquelas que antecipam grandes oportunidades e as agarram sem hesitar. Se você já percebeu a importância de planejar seu negócio, que tal continuar neste tema dando uma lida neste artigo com 5 dicas para estruturar o planejamento financeiro do seu negócio? Boa leitura!

E para saber mais sobre as modalidades de antecipação de recebíveis ofertadas pela Taipa e conhecer qual delas se enquadra melhor para a sua empresa, solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas clicando aqui.

Carregando...