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O fluxo de caixa pode ser considerado o fluído vital de uma empresa. Seu caixa ao final do mês – seja ele positivo ou negativo – reflete os resultados da sua gestão financeira e pode indicar vazamentos que drenam as reservas financeiras do negócio. E a inadimplência é um deles.
Pode se tornar muito difícil manter as finanças em equilíbrio quando os recebimentos não chegam a tempo. A inadimplência acarreta um efeito cascata: com mais dinheiro saindo do que entrando, a empresa se depara com um desencaixe financeiro e dificuldade para pagar contas básicas, como compra de matéria-prima, pagamento da folha de funcionários e aluguel.
O gestor se vê, então, numa espiral de crise. Falta recurso financeiro para dar continuidade à operação que, por sua vez, é quem responde pela geração de receita do negócio. Então, como minimizar os impactos da inadimplência sobre o seu negócio? O primeiro passo para adotar medidas preventivas é entendendo sua taxa de inadimplência.
Calculando a taxa de inadimplência do seu negócio
De acordo com dados do Sistema Financeiro Nacional (SFN), disponibilizados pelo Banco Central, uma taxa de inadimplência aceitável gira em torno de 5% e se refere aos saldos com atraso superior a 90 dias. Contudo, este valor serve de referência e não se aplica igualmente a todas as empresa, visto que cada uma deve operar com um índice condizente com sua saúde financeira.
O cálculo do Índice de Inadimplência (II) é simples. Inicie calculando o Total de Títulos (TT), obtido a partir da soma de todos os valores vencidos no período. Em seguida, calcule o Total de Inadimplência (TI) somando o saldo de títulos em atraso no período. Por fim, aplique a fórmula II = TI/TT para obter sua taxa de inadimplência, que deverá ser calculada mensalmente para controle dos padrões e aplicação das medidas corretivas.
5 dicas para combater a inadimplência
Agora que você dispõe de uma base comparativa acerca da taxa de inadimplência do seu negócio, é hora de aplicar algumas estratégias que irão ajudar sua empresa a combater os inadimplementos. Confira:
- Mantenha uma base de dados atualizada sobre seus clientes, incluindo informações sobre as condições de pagamento, taxas de desconto, limites de crédito e histórico de pagamentos. Isso lhe dará uma visão de quem tende a pagar em dia e quem tende a atrasar.
- Estruture e documente os processos financeiros do negócio, sinalizando cada passo do fluxo de faturamento e cobrança. Pode parecer algo óbvio, mas esse manual é realmente útil na hora da tomada de decisão. Entre algumas perguntas a serem respondidas, destacamos: 1. Quantos dias devo esperar entre o envio e o acompanhamento da Nota Fiscal? 2. Como os clientes inadimplentes devem ser contatados (por e-mail, telefone ou mensagem)? 3. Quem deve ser responsável por este acompanhamento e quem deverá ser copiado/informado no processo?
- Monte uma aging list, ferramenta utilizada para gerenciar recebimentos de clientes e pagamentos a fornecedores. Em outras palavras, é a classificação dos valores em aberto, tanto a receber quanto a pagar, levando em consideração as datas de vencimento. Além de organizar as informações das contas a receber por ordem cronológica, permitindo acompanhar os fluxos de recebimento, o aging list é bastante útil no momento de realizar cobranças de títulos em aberto. Aqui, você pode baixar uma planilha editável de aging list.
- Conte com uma linha de crédito pré-aprovado para estar bem preparado quando enfrentar uma crise de fluxo de caixa. Nestes casos, a antecipação de notas fiscais se torna uma modalidade atraente de crédito, já que permite às empresas tomadoras receber à vista valores faturados a prazo aos seus clientes.
- Automatize os processos de cobrança junto aos seus clientes. Recentemente, a Taipa lançou a Conta Digital, que reúne cedente e credor em um mesmo ambiente online e é integrável com os principais sistemas ERP do mercado.
A Taipa se tornou um dos maiores fundos da Região Sul do Brasil ao operar modalidades exclusivas de antecipação de recebíveis que ajudam empresas a contornar as dificuldades inerentes à gestão do fluxo de caixa.
Toda a operação é digital e centralizada para que, vencidas as etapas de abertura de cadastro e liberação do limite de crédito, o cliente possa ter acesso ao crédito no mesmo dia em que a operação é solicitada.
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