Blog

7 fatores que podem indicar se está na hora de expandir o seu negócio

Se você é um gestor que está há tempos imerso no mundo dos negócios, sabe que há dois momentos marcantes na vida de um empreendedor: quando você toma a decisão de abrir um negócio e quando chega a hora de expandi-lo. Neste interim que separa uma fase da outra, centenas de “serás” e “poréns” povoam […]

Leia também

Se você é um gestor que está há tempos imerso no mundo dos negócios, sabe que há dois momentos marcantes na vida de um empreendedor: quando você toma a decisão de abrir um negócio e quando chega a hora de expandi-lo. Neste interim que separa uma fase da outra, centenas de “serás” e “poréns” povoam a mente do administrador.

Fato é que se você falha em adaptar ou crescer sua empresa no momento certo, arrisca ficar para trás no mercado. Por isso a importância de levar em conta uma diversidade de fatores internos e externos que delineiam se um cenário é favorável à ampliação.

Afinal, como um organismo vivo, sua empresa dá indícios. Seus sinais vitais apontam para uma crise iminente ou mostram que há fôlego suficiente para dar passos mais largos. Saber interpretá-los é a chave para uma expansão bem-sucedida. Neste artigo, reunimos 7 fatores que podem indicar se o momento que sua empresa vive é compatível com um plano de expansão, confira.

  1. A base de clientes é consistente

Uma base consistente de clientes é aquela formada pelos seus compradores mais leais e recorrentes. Ter uma carteira de clientes sólida e ampla é um bom indicador, já que sinaliza uma demanda contínua e previsível para seus produtos ou serviços. Outro fator a ser levado em conta é: há clientes similares nos novos mercados para onde você planeja levar o seu negócio? 

  1. A equipe está preparada para mais desafios

Para lidar com o crescimento, seus funcionários precisam estar prontos para assimilar novas demandas e novos desafios. Em outras palavras, precisam agir como um time apto a assumir o controle de uma nova base de operações ou de uma nova linha de produtos. Mapear o perfil da equipe atual e delinear as habilidades técnicas e comportamentais do time no período pós-expansão servirá de diretriz para as medidas de qualificação dos funcionários ou contratação de novos profissionais.

  1. A capacidade de atendimento não dá conta da demanda

Quantos pedidos de compras você precisou recusar ou quantos leads foram perdidos por falta de tempo hábil do seu time de vendas? Faltam horas do dia para que a sensação de missão cumprida seja alcançada pela equipe? Se o diagnóstico apontar que as respostas são afirmativas e não resultam de má gestão do tempo, é sinal de que sua demanda está alta e há espaço para expansão.

  1. Os processos estão bem consolidados

Se o seu negócio ainda opera sem planejamento, organização e método, ainda é cedo para pensar em expandir. É fundamental ter todos os processos documentados para treinar novos funcionários e replicar a operação com exatidão em outras bases. A empresa deve conseguir entregar a mesma qualidade que a fez crescer em qualquer uma de suas filiais.

  1. O mercado está em crescimento

Sua empresa pode apresentar resultados favoráveis, mas é igualmente importante lançar um olhar externo para o desempenho do setor no qual ela atua. Se o mercado como um todo está se expandindo, sua empresa provavelmente poderá surfar a onda, já que é uma demanda comprovada por outros players do segmento.

Economias, negócios e mercados seguem um padrão de ciclos, já diria Howard Marks. O fundador da Oaktree Capital – considerado um dos maiores investidores do mundo – é o dono da frase “Você não pode prever. Você pode se preparar”. Nela, ele sintetiza a importância de saber em que momento sua empresa está de um ciclo e o que isso implica para o futuro.

  1. A empresa é lucrativa há mais de 3 anos

Aumento repentino e recente nos lucros não é indicativo para ampliação dos negócios, já que pode ser temporário ou sazonal. Já a lucratividade estável e de longa duração é um sinal de que as coisas estão caminhando bem e que seu modelo de negócios tem potencial para funcionar em outro lugar.

Para determinar se uma empresa é lucrativa, preste atenção a indicadores como receita de vendas, despesas com mercadorias, custos operacionais e lucro líquido. Todos esses elementos fazem parte da demonstração de resultados. No entanto, lucratividade é diferente de liquidez. Isto é, uma empresa pode ter números de vendas e receita líquida crescentes, mas pode enfrentar uma tensão financeira se os clientes não pagam pelos produtos ou serviços no prazo. O que nos leva à próxima questão. 

  1. O fluxo de caixa é estável e positivo

Você pode vender quantidades recordes de seu produto ou serviço, mas se não estiver sendo pago em dia ou não administrar seu fluxo de caixa com sabedoria, não terá a base financeira necessária para financiar a expansão dos negócios.

O fluxo de caixa positivo permite que você pague os salários de seus funcionários, compre matéria-prima e custeie as despesas cotidianas, ao mesmo tempo em que faz seu negócio crescer. Por isso, reveja as finanças da empresa minuciosamente para ter certeza de que você pode arcar com os custos de expansão.

Como podemos ver, expandir seu negócio significa colocar ainda mais trabalho do que você já faz, possivelmente contratando funcionários adicionais e talvez até mesmo buscando uma nova fonte de recurso para ampliar as operações ou cobrir o aumento dos custos.

Uma das modalidades que despontam como solução para as empresas com planos de expansão é a antecipação dos recebíveis do negócio. Nela, a empresa troca os valores que receberia apenas numa data futura por um depósito à vista. Desta forma, o gestor aumenta a disponibilidade de capital para investir no crescimento, sem prejudicar o fluxo de caixa para os custos do dia a dia. Neste post, preparamos um passo a passo para antecipação de recebíveis.

Independentemente da fonte de recurso escolhida, esteja preparado para investir o tempo e o esforço necessários para levar sua empresa de onde ela se encontra para onde ela merece estar.

Carregando...