Blog

Quanto capital de giro seu negócio precisa para crescer?

Você planeja ampliar o seu negócio, mas não sabe ao certo quanto dinheiro será necessário para colocar o projeto em prática? Neste artigo, iremos ajudá-lo a calcular quanto capital de giro seu negócio precisa para crescer de forma contínua e sustentável. O que é capital de giro Em termos contábeis, capital de giro, também conhecido por Capital […]

Leia também

Você planeja ampliar o seu negócio, mas não sabe ao certo quanto dinheiro será necessário para colocar o projeto em prática? Neste artigo, iremos ajudá-lo a calcular quanto capital de giro seu negócio precisa para crescer de forma contínua e sustentável.

O que é capital de giro

Em termos contábeis, capital de giro, também conhecido por Capital de Giro Líquido (CGL), é a diferença entre os ativos atuais de uma empresa, como dinheiro em caixa, contas a receber e estoques de matérias-primas e produtos acabados, e seu passivo circulante, como as contas a pagar.

capital de giro é uma medida de liquidez, eficiência operacional e saúde financeira de curto prazo de uma empresa. Se uma companhia tem um capital de giro positivo considerável, então deve ter potencial para investir e crescer.

Rotatividade de capital de giro

Para saber quanto capital de giro sua empresa precisa para expandir, antes é necessário que você entenda como o dinheiro circula pelo seu negócio. Em outras palavras, você precisa conhecer o ciclo de capital de giro, também chamado de rotatividade de capital de giro. 

A rotatividade de capital de giro é o tempo que sua empresa precisa esperar para girar o estoque até que seus clientes paguem por seus produtos ou serviços. Ou seja, o número de dias entre o pagamento do custo dos produtos ou serviços vendidos e o recebimento do dinheiro das vendas.

Para garantir que seu fluxo de caixa permaneça positivo, é fundamental calcular o capital de giro mínimo necessário mês a mês. Ciclos longos significam capital imobilizado por mais tempo; ciclos curtos indicam dinheiro liberado com mais rapidez e maior flexibilidade para crescer.

Calculando o índice de rotatividade de capital de giro

O índice de rotatividade mede a eficácia de uma empresa no uso de seu capital de giro para apoiar as vendas e o crescimento do negócio. Sendo assim, as taxas de giro históricas representam uma importante base para previsão de suas necessidades futuras de capital de giro. Você terá que analisar a demonstração de resultados e o balanço patrimonial para responder às seguintes questões:

Rotatividade de estoque: o número de dias que sua empresa mantém o estoque em mãos.

Rotatividade de contas a receber: o número de dias que seus clientes demoram para pagar.

Rotatividade de contas a pagar: o número de dias que sua empresa leva para pagar seus fornecedores.

Para calcular o índice de rotatividade de capital de giro, utilize a fórmula:

Rotatividade de capital de giro = Vendas anuais líquidas / Capital de giro médio

 Já para calcular o capital de giro, subtraia o passivo total dos ativos totais, conforme indicado na fórmula a seguir:

 Capital de Giro = ativo circulante – passivo circulante

Calculando o capital de giro adicional

Agora que você conhece seu índice de capital de giro e a taxa de rotatividade de capital de giro, você já dispõe de informação para prever suas necessidades com base em seu plano de expansão. Esse crescimento exigirá níveis mais elevados de estoque e contas a receber, o que demandará aporte adicional de capital de giro. A questão é: “Quanto mais de capital de giro?”.

Para chegar a esse cálculo, você precisa de uma demonstração de resultados projetada, incluindo a provisão de vendas e dos valores de custo das mercadorias vendidas. Com estes valores, você terá as informações necessárias para calcular o montante de capital de giro adicional necessário para colocar em prática seu plano de expansão.

As fórmulas a seguir ilustram como calcular cada índice, confira:

Cálculo de rotatividade de estoque

Rotatividade projetada de estoque = Projeção do custo de bens vendidos / 365 x nº de dias de giro de estoque

Cálculo de rotatividade de contas a receber

Rotatividade projetada de contas a receber = Projeção de vendas / 365 x nº de dias de giro de contas a receber

Cálculo de rotatividade de contas a pagar

Rotatividade projetada de contas a pagar = Projeção de compras / 365 x nº de dias de giro de contas a pagar

 Agora que calculou os índices de rotatividade de contas a pagar, a receber e de estoque, você pode descobrir as mudanças no capital de giro calculando a diferença entre os saldos projetados e históricos. A diferença entre cada um deles será utilizada na fórmula a seguir:

Necessidade de capital de giro = (Contas a receber + Estoque) – Contas a Pagar

Se ao final deste processo você concluir que não obteve ou reteve lucros suficientes para financiar o plano de crescimento, recorrer a um aliado financeiro pode ser uma boa estratégia para não perder oportunidades de mercado.

Nestes casos, a antecipação de recebíveis se torna uma modalidade atraente de crédito, já que permite às empresas receber à vista valores faturados a prazo aos clientes. Aumentando a disponibilidade de capital de giro, você cria o ecossistema propício para sua empresa investir no próprio crescimento.

Caso deseje saber mais sobre as modalidades ofertadas pela Taipa em antecipação de recebíveis, acesse nossa página de Serviços, entre em contato conosco ou solicite o atendimento a um de nossos especialistas.

Carregando...